Um hot wheels por dose | Mamis na Madrugada

Um dos momentos mais marcantes pra mim no Mamis foi quando pedi ajuda quando o meu filho (que na época tinha 1 ano e pouco) não aceitava tomar antibiótico de jeito nenhum. Ele, que sempre foi muito bonzinho, estava sofrendo horrores com aquele gosto e consistência. Ele cuspia, trancava a boca, berrava, tínhamos que segurar em 3 pessoas pra dar forçado, enfim, era terrível passar por isso 2 vezes ao dia… 

Dentre várias dicas que eu recebi naquele post, uma das mães postou apenas 5 palavras que tiveram um impacto muito maior do que ela imaginava: “Um hot wheels por dose”. Essa frase acabou influenciando toda a educação dos meus filhos e vou contar por quê. 

Eu fiz exatamente a sugestão dela e funcionou! Ele amava carrinhos e começou a aceitar o remédio com muita facilidade! No final, ele estava quase pedindo pra tomar! 

A questão é que isso me ensinou que as crianças respondem muito melhor a reforços positivos do que negativos, por isso optei para educar e “acertar comportamentos” com prêmios e não castigos. 

Teve uma fase em que meus filhos começaram a brigar com uma certa frequência. Se eu desse alguma punição pra eles, era capaz de um ficar com mais raiva do outro ou achar que estavam recebendo algum castigo por culpa do irmão. Não queria que eles tivessem raiva um do outro, acabaria tendo o efeito contrário... 

 O que eu propus foi: “se vocês passarem o dia se ajudando e não brigando, os dois vão ganhar um prêmio”. Funcionou de novo!! E o que foi melhor, eles passaram a SE ACOSTUMAR com o bom comportamento e acabou se tornando o natural. 

Por isso eu sempre prefiro inverter e estimular e premiar o bom comportamento do que punir ou castigar pelo mau. 

Obviamente, não fico comprando milhões de hotwheels pra ficar dando o tempo todo, nem sempre o reforço é material, às vezes um simples elogio tem um efeito melhor do que qualquer brinquedo. E eu sei que não é uma estratégia que vai funcionar pra sempre, mas entre castigo pelo errado ou prêmio pelo certo, percebi que o prêmio funciona de um jeito melhor para todos! 

 

Compartilhe