barra

Será que você tem mesmo infecção urinária?? Ou será bacteriuria assintomática?

Muitas pessoas chegam ao meu consultório com história de infecções repetidas de urina e relatam que não aguentam mais usar antibióticos…

De fato infecções urinárias de repetição são relativamente frequentes especialmente nas mulheres e requerem um cuidado especial para entender onde está a raiz do problema. É possível, na maior parte dos casos, fazer um tratamento para evitar novos quadros de cistite e até pielonefrites (infecções urinárias que acometem os rins).

Entretanto, existe também uma outra situação parecida em que não há de fato infecção urinária e sim um exame laboratorial alterado.

  • Você sente ardor para urinar?
  • Sente vontade incontrolável de urinar mas a quantidade de urina que sai é pequena?
  • Tem dor na região inferior da barriga?

Se você NÃO tem esses sintomas mas seu exame mostrou bactérias na urina, ATENÇÃO! Pode ser que você NÃO tenha de fato uma cistite, e sim o que chamamos de BACTERIÚRIA ASSINTOMÁTICA.

Nesses casos, muitas vezes o tratamento não envolve o uso de antibióticos (com exceção da gravidez em que tudo é diferente…) e sim outro elementos que ajudem na reestruturação da microbiota intestinal, além de modificações de hábitos. Temos mais bactérias no corpo do que células. Nem sempre bactéria significa doença. Muitas vezes não.

Não se auto medique. Procure um profissional especializado para uma avaliação individualizada. Não arrisque a sua saúde.