O que é ser sustentável para você? | Mamis na Madrugada

A Palavra Sustentabilidade engloba muita mais que reciclagem, reaproveitemento de alimentos e não usar plástico.

Hoje queria compartilhar com vocês o que para mim é considerado Viver de forma Sustentável.

Ser sustentável é se alimentar de produtos orgânicos, produtos que foram produzidos de forma a se “importar” com o Meio ambiente, com a fauna e com a flora. Pois tudo aquilo que é passado nas plantas é absorvido pelo solo, cai no lençol freático e vai parar na água corrente que desce de nossas torneiras.  É saber de onde veio o seu alimento, como ele foi produzido. Por isso sempre bato nessa tecla, prefira orgânicos na hora de selecionar seu alimento, o mesmo acontece com todos os produtos disponíveis nas gôndolas do mercado, detergentes, óleos, azeites, assim você está induzindo uma nova forma de plantio. Precisamos ter procura, para a oferta aumentar. Precisamos de mais produtores orgânicos no mundo, para cuidar da nossa saúde e preservar nossas vidas.

Ser sustentável  é reciclar, mas também é pensar na quantidade de ingredientes e produtos que eu vou usar. Somos de uma época frenética onde a oferta de tudo é muito grande. Na hora de usar o creme dental , qual a quantidade que você usa na pasta de dentes? Você  sabia que aquele furo da pasta é para induzir a usar mais produto e fazer com que ele acabe mais rápido? Já pensou que usando uma pontinha, aquele produto pode durar até 4 vezes mais e consequentemente usaremos menos energia e plástico para a produção de mais um tubo de pasta de dentes? O cremes, laticínios, carnes. Tudo é sempre em grande quantidade. Que tal tentarmos manter a calma e usar tudo com CONSCIÊNCIA e parcimônia. Isso pesaria menos para o Planeta  em nosso bolso também.

Ser sustentável é saber que moramos num país que detêm de 25 a 30% da fauna mundial, e que a base da nossa alimentação ainda é européia e americana. Podíamos perfeitamente ser autossuficientes em hortaliças, leguminosas, carboidratos e proteínas nativas. Temos muitas plantas que são consideradas PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) porque simplesmente nem olhamos pra elas. Plantas que inclusive crescem de forma espontânea, não precisaríamos nem cultivar, como as amoras e o maracujás. Os trevos, serralhas, os pepinos do mato, as mamonas, maxixes.

Ser sustentável é ensinar seu filho a olhar a natureza e desde pequeno conscientizar da importância que as plantas representam em nossas vidas. O Homem ainda não aprendeu a dividir a molécula de CO2 e transformar em O2. Só as plantas sabem fazer isso. A escola me ensinou sobre a fotossíntese, mas nunca me enfatizou isso. É deixar as crianças não se acostumarem a ver asfalto, prédio e carros. Elas tem que se acostumar que podemos construir cabanas de folhas de árvores, e que a mesma folha serve para proteger o solo e também adubar o tomatinho que ele come.

Ser sustentável acima de tudo é ter Consciência. Sair do piloto automático e começar a olhar o mundo com olhos de quem está no SISTEMA, MAS SABE. Acredito muito que a Consciência é capaz de começar a mudar o mundo. A Consciência mais as pequenas ações podem ser capazes de iniciar uma mudança. Peço apenas que quem se sente desanimado e não vê um final feliz, não desista e continue na linha tênue da consciência. Acredito muito que a Consciência salvará o mundo. Porque só mudamos quando entendemos.

Um lindo Final de semana para você. Beijos Floridos,

Deborah Gaiottowww.deborahnafazenda.com

Compartilhe