Cuidados Com A Alimentação Durante As Férias | Mamis na Madrugada

Olá mamis! Já que estamos no meio das férias, com vários encontros com amigos e familiares e sempre regados a comidinhas e bebidas resolvi falar um pouquinho sobre os cuidados da alimentação durante esse período, isso vale para qualquer evento onde nos reunimos com amigos e acabamos comendo um monte de “calorias vazias”.

Normalmente as comemorações são feitas com bebidas alcoólicas, petiscos gordurosos e salgadinhos que costumam ser bastante calóricos e com alto teor de açúcar e/ou gordura saturada.

Mas não é difícil se organizar para manter uma alimentação adequada, basta se planejar para isso.

Algumas dicas:

– Não vá para o evento com fome.

– Mantenha horários e rituais de refeições

– Prefira se alimentar antes do evento e considere os aperitivos um lanche da tarde.

Algumas opções de aperitivos saudáveis, mas nem por isso, menos saborosos:

– Opte pelos assados – chips de batata doce, inhame, beterraba e cenoura são deliciosos. Corte esses alimentos em fatias finas e coloque-os em uma forma anti-aderente, leve ao forno pré aquecido na potência máxima até dourarem. Depois basta acrescentar um fio de azeite e um pouco de sal para temperar.

– Oleaginosas – castanha-do-pará, amêndoas, castanha de caju, macadâmia e nozes. As oleaginosas são ótimas opções, pois são ricas em nutrientes importantes para o corpo, possuem proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio. Mas cuidado para não exagerar, pois são muito calóricas.

Uma dica é consumir as oleaginosas junto com frutas secas, como damasco, ameixa, uva-passa e tâmaras. Além de ser uma combinação deliciosa, é também muito saudável.

– Mini sanduiches – você pode usar o pão integral e variar nos recheios. Opções: cream cheese light e peito de peru ou salmão defumado, pasta de atum, frango desfiado com requeijão light, ricota temperada.

– Bruschettas – corte uma fatia de pão integral em quatro. Amasse alho, tomates em cubos, azeite e gersal (sal marinho + gergelim), adicione manjericão. Adicione a mistura nas partes do pão e leve ao forno por 10 minutos.

– Palitos de cenoura e pepino com molho de iogurte. Corte a cenoura e o pepino em palitos e para o molho misture um pote de iogurte natural desnatado, suco de limão e sal. Coloque os palitos dentro de uma taça com gelo e sirva com o molho de iogurte a parte.

=> Beba com moderação, a cerveja além de calorias extras, favorece a desidratação. Alterne com bastante líquidos.

Viu como podemos comer coisas gostosas e aproveitar o clima de férias sem comer muitas besteiras?!

Michelle Fischer | Nutricionista – CRN 14963

Compartilhe