Frutas - índices glicêmicos | Mamis na Madrugada

Por que ouvimos tanto falar sobre frutas de alto ou baixo índice glicêmico? Isso acontece pois temos o hábito de consumir as frutas sozinhas nos lanchinhos (o que na maioria das vezes não acontece com outros tipo de carboidrato, ex: pão e arroz, pois estes, na maioria das vezes são acompanhados de uma proteína, o que faz com que o índice glicêmico diminua), então o IG acaba tendo um grande impacto. Comer somente uma fruta no lanchinho significa uma grande quantidade de açúcar no sangue (pico glicêmico), seguido por uma queda brusca, acarretando em fome fora de hora!

O índice glicêmico (IG) diz respeito à velocidade com que o açúcar proveniente da digestão dos carboidratos é digerido, absorvido e atinge o sangue, ou seja, quanto mais rápido atingir, maior o índice glicêmico, maior a chance desse açúcar ser depositado no nosso corpo em forma de gordura e fome mais rápido.

Não é necessário evitar ou selecionar frutas e carboidratos apenas pelo índice glicêmico, basta consumi-las no momento certo, em uma quantidade moderada e acompanhada de uma fonte de proteína ou gordura boa, como iogurte ou frutas oleaginosas!

Michelle Fischer | Nutricionista – CRN 14963

Compartilhe