Os riscos no uso de testosterona | Mamis na Madrugada

O uso indiscriminado de testosterona e anabolizantes é um problema no mundo inteiro, não só uso em academias, mas também para “envelhecimento saudável”, “modulação hormonal”, etc.

Não há dúvidas que existem indicações bem-estabelecidas para uso, em homens com hipogonadismo (isto é, níveis anormalmente baixos de testosterona, por alguma condição clínica), e nesses casos a reposição pode ser extremamente benéfica, mas se extrapolam muitos dados e a reposição hoje é comum em pessoas com níveis normais.

O fato é que há preocupações com um risco aumentado de infarto, tromboembolismo e outras condições cardíacas associadas ao uso excessivo de testosterona; mas muitos médicos que prescrevem minimizam dizendo que o objetivo é manter “na faixa superior do normal”.

Porém, o normal de um pode não ser o de outro, e se você tem um nível x de testosterona, e nenhuma doença, deve haver uma razão para seu corpo acreditar que esse nível é suficiente.

Um estudo recém-publicado no British Medical Journal tenta responder esta questão ao mostrar que pessoas que geneticamente tem níveis mais altos de testosterona (dentro do normal, mas mais altos) tem um risco levemente aumentado de tromboembolismo, infarto e insuficiência cardíaca, em vários bancos genéticos.

Embora sejam dados indiretos, esses estudos genéticos são bons levantadores de hipóteses, e visto que já existem evidências de pequenos estudos que sugerem que o uso excessivo de testosterona, principalmente em idosos, seja negativo para a saúde do coração, o estudo aumenta a evidência contra um uso sem critérios.

Reforço novamente que há indicações: porém recebo com frequência pacientes que querem aumentar seu nível, sem que ele seja baixo! Não é uma indicação e devemos ser veementes contra a prescrição nessas situações!

Ref: Luo, Association of genetically predicted testosterons with throembolism, HF and MI. BMJ 2019.

Dr Bruno Halpern | Doutor em Endocrinologia – Faculdade de Medicina da USP / Vice-Presidente FLASO/Departamento Diabetes e Obesidade SBD – CRM-SP 124905/ RQE 55372

Compartilhe