7 dicas de atividades para aliviar as frustrações do isolamento | Mamis na Madrugada

As crianças estão sem aulas e sem poder sair de casa para evitar contaminação do corona vírus. E agora? O que fazer? Como fazer o tempo passar de maneira divertida?

Usar a criatividade é a melhor maneira para aproveitar esse tempo ocioso do isolamento. Além de divertir as crianças, essas dicas irão fortalecer as relações familiares e colocar todos para brincar juntos.

1. Acampamento em casa: Considere arrastar os móveis da sala para o canto e fazer dela um camping. Com a ajuda das crianças, amarre lençóis em cadeiras, pregos de quadros, janelas e construa cabanas pelo espaço. Use velas e lanternas para criar um ambiente lúdico para brincar de faz de conta. Contem histórias de mistérios ou terror. Não esqueça de providenciar marshmallow e chocolate quente.

2. Faça um mural de fotos: Sabe aquela caixa no fundo do armário, cheia de fotos antigas? Imagine o quão seria divertido mostra-las e contar um pouquinho sobre elas para as crianças! Comparar as imagens com a rotina das crianças, destacando as mudanças que o mundo passa e a evolução do mesmo. Ao final vocês podem fazer um lindo mural com as fotos e histórias preferidas.

3. Piquenique em casa: Que criança que não gosta de botar a mão na massa para produzir algo? Que tal prepararem um lanche delicioso para um piquenique? Ajude-a na preparação de bolo, biscoitos, sanduiches, suco ou alguma especialidade sua. Prepare a varanda, sala, quintal ou qualquer espaço aconchegante da casa com toalha e almofadas e desfrute de um delicioso piquenique com sua melhor companhia.

4. Sessão de cinema: Filme com pipoca é sempre uma boa pedida. Prepare a sala com mantas, almofadas, travesseiros e tudo que possa deixar o ambiente bem confortável. Escolham um filme inédito para a família, estoure a pipoca, apague as luzes e curtam juntos o momento.

5. Pinte um quadro: Pelos apps de entrega* é possível comprar uma tela e tintas em lojas ou papelarias. Imagine que divertido pode ser produzir uma obra de arte que depois poderá ficar exposta em algum cômodo da casa? Lembre-se que quanto maior a tela, mais tempo passarão pintando-a.
* o Rappi faz compra e entrega da Kalunga.

6. Monte uma horta: Use garrafas, potinhos ou vasinhos para plantar sua própria hora. Prepare a terra e coloque mudas ou sementes de alguns vegetais. A alegria da criança em cuidar e , futuramente, poder colher ingredientes fresquinhos para suas refeições pode até melhor a relação dela com alguns alimentos. E é uma atividade que começa em um dia e não acaba nunca mais!

7. Escreva um livro: Escolham uma história que gostem ou criem a sua própria história. Façam desenhos e escrevam, em diversas páginas, construído seu próprio livro. Ao final, vocês podem fazer diversas cópias e presentear amigos e familiares quando terminar o isolamento. Não esqueça de caprichar na capa e dar um título bem legal para ele.

Espero que tenham gostado das dicas e que tudo fique bem logo.

Fotografe as atividades e me mandem. Ficarei grata em saber que pude colaborar!

 

Fernanda Figueiredo | Pedagoga, recreadora e empreendedora.
Instagram: @femalukete | Facebook: https://m.facebook.com/femalukete/

Compartilhe