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Muitas pessoas preferem chuveiros quentes a chuveiros frios. No entanto, alguns estudos mostraram que o uso de água fria pode ser benéfico para a saúde física e mental.

Procurei algumas das evidências científicas que apoiam os benefícios dos banhos frios para uma variedade de ganhos físicos e mentais.

Diminuição da sensação de lentidão

Tomar um banho frio pode fazer a pessoa se sentir mais alerta, em grande parte devido aos seus efeitos no corpo.

De acordo com uma meta-análise da pesquisa de imersão em água fria existente no British Journal of Sports Medicine, os chuveiros frios têm muitos efeitos fisiológicos no corpo. Esses incluem:

Aumento da frequência cardíaca

Aumento da pressão arterial

Aumento da frequência respiratória

A água fria também aumenta o metabolismo do corpo porque este precisa trabalhar mais para manter uma temperatura estável. No entanto, como a duração típica de um banho frio é de apenas 5 a 10 minutos, uma pessoa não deve confiar em seus efeitos de aumento do metabolismo como uma técnica de perda de peso.

Dito isto, os banhos frios criam uma sensação de revigoramento e atenção, o que pode levar uma pessoa a ser mais ativa fisicamente.

Sistema imunológico mais forte

Um estudo da revista PLoS One constatou que as pessoas que tomam banho frio têm 29% menos probabilidade de faltar por estarem doentes no trabalho ou escola.

O estudo registrou 3.018 pessoas que tomaram banho quente e usaram aplicações de água fria por 30 a 90 segundos, com base em seu grupo de pesquisa. Um grupo de pesquisa tomou banho quente como sempre e não usou água fria.

Embora aqueles que tomavam banho frios tivessem menos probabilidade de faltar por doença, eles não relataram menos dias de doença. Os pesquisadores concluíram que os banhos frios podem fazer com que a doença de uma pessoa pareça menos grave, permitindo que eles continuem com suas atividades diárias.

Eles não encontraram diferença entre as pessoas que tomaram banho frio por 30, 60 ou 90 segundos. Isso os levou a concluir que a água fria aciona o sistema imunológico do corpo, independentemente da duração.

Humor melhorado

Alguns pesquisadores teorizam que os banhos frios podem ter benefícios para melhorar o humor.

Um artigo mais antigo da revista Medical Hypotheses sugere que, como os chuveiros frios ativam o sistema nervoso simpático e aumentam a disponibilidade de neurotransmissores como noradrenalina e endorfina, as pessoas podem ter menos probabilidade de apresentar sintomas depressivos após um banho frio.

Recuperação física aprimorada

Uma meta-análise de 23 artigos revisados ​​por pares no Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que a imersão em água fria e a terapia com água de contraste (primeiro usando água quente e depois fria) podem ajudar a melhorar a recuperação e reduzir a sensação de fadiga.

Esta técnica pode ajudar os atletas a usar técnicas de água fria para reduzir a sensação de fadiga relacionada ao desempenho físico.

Redução de níveis dolorosos

De acordo com um artigo do North American Journal of Medical Sciences, aplicações de água fria podem ter efeitos locais semelhantes a anestésicos para o alívio da dor.

A exposição à água fria pode causar a contração dos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a reduzir o inchaço e o edema que causam dor. A água fria também pode diminuir a velocidade na qual os sinais nervosos conduzem impulsos.

Isso pode reduzir a taxa na qual os nervos transmitem sinais de dor ao cérebro, o que pode diminuir a percepção de dor de uma pessoa.

Então, já estão prontos para adotar essa técnica saudável?

Fonte: Medical News Today

Dr Carlos Levischi – médico, especialista em medicina pulmonar

Instagram: @carlos.levischi