7 dicas - Para lidar com o medo de voar | Mamis na Madrugada

Eu tenho muito medo de avião. Tipo muito mesmo. A ponto de ter crise de pânico no avião. Eu me considero uma pessoa racional, mas falar ou saber que é o transporte mais seguro do mundo não funciona na hora do pânico.

O problema é que eu adoro viajar e com o tempo essa fobia estava ficando cada vez pior e atrapalhando a minha vida.

O certo mesmo seria fazer um tratamento psicológico, seja comportamental (que trata mais especificamente de fobias) ou não, mas não consigo nesse momento, então fui atrás de outras formas para ajudar a combater meu medo e uma delas acabou me ajudando muito!

Resolvi compartilhar aqui porque acho que é um medo que muita gente tem.

Existe um canal no youtube chamado “Aviões e músicas” que é feito pelo Lito, um supervisor de manutenção de aviões que trabalha com isso há mais de 30 anos.

Já são mais de 500 vídeos explicando tudo sobre o funcionamento dos aviões, barulhos e o por que de tanta gente ter medo. Seguem algumas informações que aprendi com os vídeos que me deixam mais calma ao pensar em voar.

1. O nosso corpo não foi feito para voar, então muitas sensações que temos não são compatíveis com o que realmente está acontecendo, então o nosso próprio corpo acaba enganando a gente. Exemplo: se estamos viajando de carro de olhos fechados e tem uma curva, nós sabemos para onde o carro está virando. Já no avião isso não acontece. Como não podemos ver o vidro da frente, também temos dificuldade de ter noção espacial, então sem essas referências o nosso labirinto fica meio “perdido”.

2. O meu maior medo é a decolagem e sempre tenho a sensação de que o avião às vezes dá uma descidinha quando deveria estar subindo, ou às vezes o motor parece que fica mais fraco. Consegui entender porque isso acontece! Em Congonhas por exemplo, existe restrição de barulho na região, então, depois que o avião chega em certa altitude ele desacelera e causa essa sensação de pequena queda (que é o nosso corpo nos enganando) ou de enfraquecimento dos motores.

3. Um dos meus medos também é que aconteça algo com um motor durante a decolagem e aprendi que mesmo que se fosse o caso, o avião seria capaz de decolar normalmente. Inclusive muitas vezes os motores nem usam toda a sua potência para decolar, apenas o que é suficiente para economizar combustível.

4. Os assentos estarem velhos, sujos, quebrados, não significam que o avião está velho, e mesmo um avião velho tem a mesma segurança pois os protocolos de manutenção são muito sérios e seguidos à risca. Os motores nunca são trocados ao mesmo tempo, sempre tem um mais novo que o outro e às vezes são até de marcas diferentes para garantir que nunca ocorra um problema com os 2 ao mesmo tempo.

5. Entendi cada um dos barulhinhos que me deixavam maluca, tipo um super esquisito que tem no Airbus que parece um cachorro latindo antes de decolar. Na verdade são as bombas hidráulicas fazendo a compensação! Saber e entender o funcionamento do avião me deixou muito mais segura.

6. A imprensa é muito sensacionalista e é uma das causas de muitas pessoas terem medo de voar. Ele mostra várias manchetes de várias situações comuns na aviação que são tratadas como um grande risco, como por exemplo, uma arremetida, que é um procedimento super mega básico e comum. Entender melhor a aviação fez com que eu ficasse muita mais cética ao ler alguma notícia.

7. Eu sempre tive a sensação de que qualquer coisinha que der errado em um voo derruba o avião e o Lito prova em diversos vídeos e de diversas formas que precisa acontecer uma sucessão absurda de erros e falhas para um acidente acontecer. Ele também mostra como nenhuma morte é em vão e tudo o que é feito para que o mesmo acidente não aconteça duas vezes. Ele também mostra com números como a aviação realmente é segura e o que justifica que um monstrão pesado daquele voe. Foi quase um curso de física!

Não viajei de avião depois que comecei a acompanhar todos os vídeos, mas já me sinto bem mais calma ao me imaginar voando. Não tenho mais aquela ansiedade maluca.

Uma coisa que também sempre penso: eu posso resolver nunca mais viajar de avião, não conhecer lugares que eu sonho conhecer e deixar o medo me vencer. E daí posso sair na rua e um avião cair na minha cabeça! Enfim, espero que essas dicas e esse canal ajudem! me contem depois!

 

 

 

Compartilhe