barra

Crianças meditando? Pode isso? Você vai se surpreender com os benefícios que essa pratica pode proporcionar aos seus filhos.

Em minhas pesquisas sobre o tema, vi várias origens para a palavra meditação: “meditare” do latim que significa voltar-se para o centro, “mederi” do latim também, que quer dizer tratar, curar, cuidar. Tem a raiz “meditatum” que quer dizer ponderar…

A verdade é que meditar pode ser realmente tudo isso. O “voltar-se para o centro”, que ocorre de diversas maneiras, incluindo cuidar da mente, cuidar dos pensamentos e ponderar sobre a relevância de cada um deles.

A prática da meditação é uma habilidade que nos mostra como acalmar e equilibrar a turbulência mental que existe em cada um de nós. Ela pode e deve ser feita diariamente, mesmo que por curtos intervalos de tempo. Um dia de cada vez. A experiência que ela promove é riquíssima para todos os aspectos da vida cotidiana. Assim como os exercícios físicos são fundamentais para a saúde dos indivíduos, a meditação é imprescindível para uma mente mais calma e serena.

Mas afinal, o que é meditação?

Ela é, na verdade, um exercício de foco e concentração, que promove um relaxamento físico, equilibrando a mente de quem o pratica. Não quer dizer que iremos “esvaziar” a mente e não ter pensamentos. Significa que iremos prestar atenção em algo (que pode ser a respiração, um objeto, um aroma, etc…) e toda vez que notarmos que houve dispersão por pensamentos, sensações ou emoções, retornaremos a atenção ao foco proposto. Durante o inicio da pratica, as dispersões serão inúmeras, mas com o tempo irão diminuir e a concentração será mantida por mais tempo e com mais firmeza.

Na prática infantil, a meditação pode ocorrer através de brincadeiras, histórias lúdicas e no descobrimento e transformação dos sentimentos das crianças, promovendo um desenvolvimento social, emocional e de suas habilidades interpessoais, para que a criança consiga atingir a evolução da auto-estima, da autoconfiança, se conhecendo melhor e por conseqüência, tendo mais alegria, segurança em si mesma e equilíbrio no dia a dia.

Os benefícios dessa prática são muitos. Entre eles estão alguns que classifico como imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Quem não quer que os filhos cresçam no caminho do amor? A meditação promove um aumento da empatia e da compaixão, proporcionando ao mundo mais essência e pureza. A meditação ensina que, mesmo nos momentos difíceis, conseguimos resgatar bons sentimentos. A prática acaba desenvolvendo valores e virtudes importantes para que aprendam a lidar com suas emoções. A serenidade faz parte do dia a dia dessas crianças, proporcionando um crescimento com mais harmonia, equilíbrio e tato ao lidar com seus próprios sentimentos, o que fará com que se tornem adultos mais seguros e felizes.

A meditação também traz benefícios relacionados ao dia a dia escolar das crianças. Ela promove um aumento da concentração, da atenção e da imaginação. Ela auxilia na disciplina e na criatividade. E ainda pode reduzir a agressividade e melhorar muito os relacionamentos das crianças.

Também podemos citar aqui, benefícios físicos, como a melhora do relaxamento e sono, melhora da respiração, alivio de sintomas de depressão e angustia.

Diante dessas inúmeras oportunidades que a meditação pode promover, surgiu o grupo “Pequenos Meditadores”. Nosso foco é expandir e difundir a pratica para crianças nas faixas etárias de 6 a 12 anos, com aulas individuais ou em grupos. Nossas aulas são de 40 minutos (uma ou duas vezes por semana). Com um material bastante abrangente nos auxiliando com as crianças, desenvolvemos o gosto pelo respirar e tantas outras coisas simples da vida. Voltar ao coração e acalmar o corpo e a mente. Através de histórias, músicas, vídeos e desenhos, a criança brinca com a respiração, a concentração, o foco e a imaginação. Com o tempo, a criança aprende a identificar seus sentimentos e assim, perceber se é hora ou não de dar uma “pausa”, respirar profundamente para acalmar ou mesmo “clarear” os pensamentos e emoções. E isso é o mais importante, pois mostra que a criança está se conhecendo melhor e sabe o que fazer, na maioria das vezes, para ter mais tranqüilidade e se sentir menos ansiosa e estressada.

A meditação transforma. Ela nos faz enxergar a importância de sermos gentis com o próximo, e principalmente, com nós mesmos! Estar equilibrado e presente no agora são dádivas especiais e quando aprendemos a enxergá-las realmente, nossas vidas se transformam e nos proporcionam alegria, gratidão e amor nos momentos mais simples.

Eu diria que a meditação nos instiga a uma busca pela essência da vida nos seus detalhes mais importantes e ao mesmo tempo mais simples. Sua prática regular nutre e fortalece a mente, nos premiando com uma clareza importante e até impressionante na tomada de decisões e nas escolhas diárias que fazemos para seguir esse ou aquele caminho na busca pela felicidade e a paz. E isso é verdadeiro para crianças tanto quanto para adultos. A meditação nos traz o que realmente importa na vida: o AMOR! Pelo próximo e principalmente, por nós mesmos.

Carol Menezes Zanet

pequenosmeditadores@hotmail.com

 @pequenos.meditadores