barra

Olá Mamis,

Em meio a esta loucura de pandemia, refletindo sobre o mundo, sobre o que estamos vivendo e quais as mensagens que Deus, que a natureza, que as forças querem nos passar, me questionei como eu poderia contribuir, levar leveza e um pouco do meu conhecimento às pessoas.

E no intuito de divulgar a mais pessoas que precisam destas receitas e dicas, conversei com a Vanessa e falei sobre esta ideia, receitas rápidas, feitas em até 15 minutos (quando não precisam de tempo de forno), e levar para vocês, mamis queridas, a esta nossa comunidade incrível, que se ajuda, que se apoia, e que, acima de tudo, faz o possível e impossível para serem as melhores mães que cada uma pode ser.

Acredito que, neste momento, todos que podem colaborar de alguma forma, deveriam fazê-lo. É que eu creio, é o que meu coração me designa a fazer e, por isso, espero de coração, que curtam estas receitas e que consigam reproduzi-las com a suavidade e alegria que eu lhes escrevo.

Trabalhei como bartender por dois anos em NYC. Todas as receitas que passo abaixo aprendi trabalhando e são receitas que valem a pena aprender a fazer “direito”, porque tem muita gente fazendo errado por ai! Me deixa doida! hahahaha

Caipiroska (caipiroska da boa, gostosa, feita decentemente e muito gelada)

Nível fácil

Tempo de preparo: 10 minutos

Créditos: aprendi no restaurante Brasil Brasil, na 46st. Acreditem, o jeito que aprendemos na faculdade não é o melhor! hehehe

O que vocês vão precisar?

1 pilão completo (coqueteleira e “amassador”)

3 limões

2 colheres de sopa de açúcar

80ml de vodka

1 colher de sopa de água

Gelo

1 copo alto

Como fazer?

Corte os limões em 4 partes, no comprimento e retire o miolo branco (que pode amargar a bebida). Coloque na coqueteleira junto com o açúcar e amasse até virar um suco. Adicione a vodka, a agua e o gelo (até cobrir o copo), feche a coqueteleira e chacoalhe até ficar muito gelada.

Sirva em seguida, em copo alto.

Dica: pode trocar a vodka por cachaça ou sake.

 

Cosmopolitan

Nível fácil

Tempo de preparo: 10 minutos

Créditos: aprendi no restaurante Brasil Brasil, meu primeiro emprego como bartender.

O que vocês vão precisar?

1 coqueteleira e 1 taça de martini

40ml de vodka (de preferencia citrus)

25ml de cointreau

15ml de suco de limão

7,5ml de groselha (cranberry juice)

Gelo

Como fazer?

Junte todos os ingredientes na coqueteleira e chacoalhe muito, muito mesmo! Até congelar a mão! É muito muito muito chacoalhão! E então disponha na taça de Martini. Deve formar cristais de gelo no topo da bebida. Este é o verdadeiro cosmopolitan!

Dica: decore com a casquinha do limão. Corte finamente somente a parte verde (cuidado pra não pegar a segunda camada, branca, da casca, pra não amargar a bebida).

 

Kir Royal (fácil e prático para receber para um jantar, pode ser uma bebida para um delicioso brunch ou usado como sobremesa)

Nível fácil

Tempo de preparo: 3 minutos

Créditos: aprendi no restaurante Roberto Passon, na 49st, bem no coração do Hells Kitchen.

O que vocês vão precisar?

1 taça de champagne

30ml de creme de cassis

70ml de prosseco

1 cereja

Como fazer?

Com as duas bebidas bem geladas, comece servindo o creme de cassis, coloque uma cereja, complete com o prosseco. O segredo é estar bem gelado!

 

Sgroppino (é conhecido como um “desert drink”, ou seja, uma bebida de sobremesa. Mas pode ser usado para “limpar” o palato na troca de serviços – chique benhe)

Nível fácil

Tempo de preparo: 10 minutos

Créditos: aprendi no restaurante Scarlatto, na 47st, bem no coração da Broadway.

O que vocês vão precisar?

Liquidificador e 1 taça de champagne ou vinho branco

350ml de sorbet de limão

60ml vodka

230ml de prosseco

Como fazer?

Bata o sorbet com a vodka no liquidificador e coloque nas taças, finalize com o prosseco.

Dica: uma finalização bem bonita é uma folha de hortelã no canto do copo.

 

Gabi Junqueira

Cozinheira Internacional, chef na Você Gourmet Gastronomia. Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.

 @vcgourmet 

www.facebook.com/vcgourmet https://www.youtube.com/channel/UCUqUxPuNiqZiLf3laxnp7qA  www.vocegourmetgastronomia.com.br