barra

Olá Mamis,

Em meio a esta loucura de pandemia, refletindo sobre o mundo, sobre o que estamos vivendo e quais as mensagens que Deus, que a natureza, que as forças querem nos passar, me questionei como eu poderia contribuir, levar leveza e um pouco do meu conhecimento às pessoas.

Começou com o intuito de ajudar as pessoas que eu conheço, com quem convivo e que não gostam ou não sabem cozinhar. Receitas práticas, rápidas de fazer, que quando dependem de forno para assar, não fiquem por horas cozinhando, e que fossem gostosas para as crianças e que dessem para fazer com as crianças.

Minha filha mais velha, com seus 3 aninhos, ama me ajudar na cozinha e ela fica responsável por algumas coisas: colocar os ingredientes no bowl, mexer o conteúdo da panela (sempre supervisionada), mas o que ela ama mesmo é pertencer, fazer parte daquele momento, se sentir especial e responsável! É incrível!

E no intuito de divulgar a mais pessoas que precisam destas receitas e dicas, conversei com a Vanessa e falei sobre esta ideia, receitas rápidas, feitas em até 15 minutos (quando não precisam de tempo de forno), e levar para vocês, mamis queridas, a esta nossa comunidade incrível, que se ajuda, que se apoia, e que, acima de tudo, faz o possível e impossível para serem as melhores mães que cada uma pode ser.

Acredito que, neste momento, todos que podem colaborar de alguma forma, deveriam fazê-lo. É que eu creio, é o que meu coração me designa a fazer e, por isso, espero de coração, que curtam estas receitas e que consigam reproduzi-las com a suavidade e alegria que eu lhes escrevo.

Estas receitas não são, em sua maioria, criadas por mim. Tentarei colocar os créditos o máximo que puder.

Receitas de Bebidas não alcoólicas

Vamos começar com um belo Milk Shake de Ovomaltine!

Nível fácil

Tempo de preparo: 15 minutos

Créditos: não me lembro de onde aprendi, mas a receita original foi inventada em, pasmem, 1885, quando era feito com bebida alcoólica (Já deu ideia, né?). Como diz o nome, é um leite batido e em 1900 passou a ser batido com sorvete, normalmente nos sabores chocolate, baunilha ou morango. Então, quem disser que inventou a receita, tá mentindo hehehe. Inventamos variações (com caramelos, frutas, e também nosso querido Ovomaltine), e quem quiser compartilhar comigo a sua versão: é mais que bem vinda!

O que vocês vão precisar?

1 liquidificador

5 bolas de sorvete de baunilha (creme)

1 copo americano de leite integral

2 colheres de sopa de Ovomaltine

Como fazer?

Coloque o sorvete e o leite no liquidificador e bata até homogeneizar. Então adicione o Ovomaltine e mexa com uma colher. Se você bater o Ovomaltine, ele vai derreter e perder a crocância.  Sirva em um copo alto e gelado.

Se quiser adicionar um pouco de calda de chocolate no copo e em cima do milk shake.

 

Suco de uva com gengibre

Nível fácil

Tempo de preparo: 5 minutos

Créditos: aprendi com um garçom numa festa infantil.

O que vocês vão precisar?

1 liquidificador

1 litro de suco de uva integral (eu gosto de usar aqueles de garrafa de vidro, 100% integral).

1 colher de sopa de gengibre fresco

Gelo

Como fazer?

Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva gelado.

 

Suco de goiaba com pêssego em calda

Nível fácil

Tempo de preparo: 5 minutos

Créditos: aprendi com a minha doce avó Laly.

O que vocês vão precisar?

1 liquidificador

4 goiabas vermelhas BEMMMMMMM maduras (compre uma semana antes e deixe na fruteira)

1 lata de pêssego em calda

Gelo

Como fazer?

Retire a casca das goiabas e corte em cubos. Corte o pêssego em cubos também e use todo o caldo, para dar doçura e cremosidade ao suco. Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva gelado.

 

Agua com gás com Granadine (groselha) e morangos frescos

(esta é uma bebida muito legal para receber em casa, em lindas taças de champagne)

Nível fácil

Tempo de preparo: 5 minutos

Créditos: aprendi em uma loja no Soho, em Nova Iorque.

O que vocês vão precisar?

2 taças de champagne

1 garrafa de água com gás bem gelada

Granadine (groselha) – preferencialmente gele antes de servir também

2 morangos bem bonitos

Como fazer?

Encha ¼ da taça com a groselha e complete com a água com gás. Decore a taça com o morango (não remova a folha, para ficar mais bonito).

 

Gabi Junqueira

Cozinheira Internacional, chef na Você Gourmet Gastronomia. Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.

 @vcgourmet 

www.facebook.com/vcgourmet https://www.youtube.com/channel/UCUqUxPuNiqZiLf3laxnp7qA  www.vocegourmetgastronomia.com.br