Receitas FÁCEIS de saladas | Mamis na Madrugada

Olá Mamis,

Em meio a esta loucura de pandemia, refletindo sobre o mundo, sobre o que estamos vivendo e quais as mensagens que Deus, que a natureza, que as forças querem nos passar, me questionei como eu poderia contribuir, levar leveza e um pouco do meu conhecimento às pessoas.

Começou com o intuito de ajudar as pessoas que eu conheço, com quem convivo e que não gostam ou não sabem cozinhar. Receitas práticas, rápidas de fazer, que quando dependem de forno para assar, não fiquem por horas cozinhando, e que fossem gostosas para as crianças e que dessem para fazer com as crianças.

E no intuito de divulgar a mais pessoas que precisam destas receitas e dicas, conversei com a Vanessa e falei sobre esta ideia, receitas rápidas, feitas em até 15 minutos (quando não precisam de tempo de forno), e levar para vocês, mamis queridas, a esta nossa comunidade incrível, que se ajuda, que se apoia, e que, acima de tudo, faz o possível e impossível para serem as melhores mães que cada uma pode ser.

Receitas de Saladas delicia e fáceis de fazer

Acho que a salada só é gostosa quando é vistosa! Então vamos ousar nos ingredientes, para sair da mesmice. Aqui tenho receitas minhas e também receitas que aprendi ao longo dos anos, seja trabalhando ou estudando. Não esqueça de lavar bem suas folhas e ingredientes! Para quem gosta de higienizar com hipoclorito de sódio, cada embalagem vem com instrução própria: leia antes de usar!

Salada com avocado – Chef Gabriela Junqueira

Nível fácil

Serve 2 pessoas

Tempo de preparo: 10 minutos

Créditos: receita minha.

O que vocês vão precisar?

1 bowl grande para misturar bem a salada, 1 bowl pequeno para o molho. 1 saladeira bem bonita.

7 a 10 folhas de alface americana

7 a 10  folhas de rúcula

1 avocado maduro

2 fatias de bacon crocante (pode ser substituído por presunto cru ou frango em pequenos cubos) – existe para vender bacon vegano, que é uma proteína de soja saborizada e defumada que é uma delicia!

2 tomates

50g de parmesão em lascas

1 colher de sopa de Pistache ou nozes

Molho

1 laranja bahia de casca bem fininha e lisa (quanto mais lisa a casca, mais suco ela tem)

50ml de azeite

25ml de vinagre

1 colher chá de açúcar

1 colher chá de sal

Como fazer?

Corte na mão as folhas e coloque no bowl. Corte o avocado em tiras finas. Doure o bacon numa frigideira (não precisa de nenhuma gordura adicional. A própria gordura do bacon é suficiente para deixa-lo dourar).  Depois corte o bacon em pequenos cubos. Corte os tomates em fatias finas. E com a ajuda de um descascador de alimento, faça as lascas no parmesão em peça. Misture tudo no bowl. Leve para gelar.

No bowl pequeno coloque o suco da laranja e todos os outros ingredientes e emulsione até ficar homogêneo. Pode colocar um pequeno pedaço de gelo, para o molho ficar melhor emulsionado. É preciso que o molho esteja salgado, para que não seja necessário salgar as folhas após servir a salada. Despeje sobre toda a salada e mexa com a ajuda de duas espátulas (ou com a mão mesmo, se preferir).  Coloque então os pistaches ou nozes picados. Sirva em seguida.

Dicas:

  • 1) vá adicionando o molho aos poucos. Se achar que as folhas já estão suficientemente molhadas, já está pronto! Não precisa encharcar, até para não perder a crocância dos ingredientes.
  • 2) o molho e itens crocantes (como o pistache) só devem ir à salada após a mesma já estar gelada. Do contrário, pode murchar enquanto na geladeira. Portanto, só adicione estes itens um pouco antes de consumir.

 

Salada Mexicana com doritos da Gabi

Nível fácil

Serve 4 pessoas

Tempo de preparo: 15 minutos

Créditos: receita minha.

 

O que vocês vão precisar?

1 bowl grande para misturar os ingredientes. 1 saladeira bem bonita. 1 frigideira.

150g de filet mignon em cubos

Azeite

1 alface romana

2 tomates

Suco de 1 limão

1 ⅓ xícara de queijo parmesão fresco ralado grosso

1 pacote de doritos

Sal a e pimenta do reino

 

Como fazer?

Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, adicione um fio de azeite e doure os pequenos cubos de filet mignon.

No bowl adicione a alface e os tomates cortados em pequenos cubos. Tempere com limão. Adicione então o filet mignon e o queijo e volte a misturar. Por ultimo, adicione os doritos (pode quebra-los nas mãos).

Dicas:

  • Se quiser deixar a salada levemente picante, adicione um jalapeño cortado em rodelas.
  • Pode adicionar ½ cebola roxa cortada finamente e milho doce para incrementar.
  • Não se esqueça de usar a alface e tomate já gelados.

 

Tosta Grega Kouzina – revisitada

Quem já foi a este restaurante e experimentou esta tosta amou! Eu, pelo menos, sou apaixonada!

Como fazer marmelada de uva não é algo tão simples, tão pouco achar a carne de louza, que o próprio restaurante produz, revisitei esta receita para reproduzir em casa durante a quarentena. Espero que gostem!

Nível médio

Serve 2 pessoas

Tempo de preparo: 10 minutos

Créditos: Restaurante Kouzina.

 

O que vocês vão precisar?

1 frigideira antiaderente. 1 prato bem bonito para servir.

1 baguete francesa pequena cortada na diagonal

Azeite e manteiga

Queijo de cabra em bolinha

Rosbife

Geleia de uva caseira (pode usar mel, se preferir)

20g Amêndoas

Mix de verdes

 

Como fazer?

Comece tostando as amêndoas. 2 minutos na frigideira, mexendo sempre, é suficiente. Reserve.

Então adicione um fio de azeite e 1 colher de chá de manteiga na frigideira e assim que espumar a manteiga, adicione as metades do pão e doure (como se estivesse fazendo pão na chapa), mas não aperte o pão.

Após fazer este processo em todas as tostas, pegue algumas bolinhas do queijo de cabra e amasse sobre a frigideira e deixe por 2 minutos, em fogo baixo. Passe sobre os pães tostados, coloque as fatias de rosbife, coloque um pouquinho da geleia de uva por cima e também as amêndoas. E voilà!

Sirva com um mix bem incrementado de verdes (alface crespa, lisa, frisée). Pode tempera-las com algumas gotas de limão e flor de sal.

 

Salada Mediterrânea

Nível médio

Serve 4 pessoas

Tempo de preparo: 15 minutos

Créditos: aprendi no restaurante Scarlatto – NY.

O que vocês vão precisar?

1 panela com agua fervida. 1 frigideira. 1 bowl.1 saladeira bem bonita.

200g de mini penne

1 abobrinha média

1 pacote de vagem congelada

1 pacote de ervilha torta

1 tomate italiano

½ pimentão amarelo

Azeite e manteiga

Parmesão fresco para ralar na hora

Manjericão e hortelã frescos

1 limão

Sal e pimenta do reino

 

Como fazer?

Coloque a massa para ferver em agua salgada (siga as instruções da embalagem para obter uma massa ao dente).

Corte as abobrinhas, o pimentão e o tomate em pequenos cubos, a vagem em pequenos pedaços e remova o “fio duro” que tem nas ervilhas tortas e corte-as na diagonal em 3/4 partes. Salteie todos os ingredientes (menos o tomate, que deve ser usado fresco), no azeite e manteiga com um pouco de sal, até ficarem ao dente.

Passe tudo para um bowl, e então adicione o tomate, rale o queijo fresco por cima, corte na mão algumas folhas de manjericão e hortelã, então adicione o penne e leve para gelar. Quando estiver gelada, tempere toda ela com o suco de 1 limão e um fio de azeite. Prove o sal e adicione um pouco de pimenta do reino também. E manja que te fa benne!

Dica: se quiser, pode “branquear” as ervilhas tortas, para manter uma consistência mais ao dente, ao invés de salteá-las.

Como branquear: em uma panela coloque agua para ferver. Quando estiver em ebulição, adicione as ervilhas já limpas e cortadas. A agua deve perder temperatura, então aguarde que volte a ferver e retire as ervilhas e leve-as direto para um bowl com agua e gelo, para parar o cozimento. Esta técnica é muito usada para obter determinados alimentos no ponto desejado e também para manter a cor de muitos alimentos, deixando-os com aspecto de frescos por mais tempo.

 

Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, chef na Você Gourmet Gastronomia. Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.

Instagram: @vcgourmet | Facebook:www.facebook.com/vcgourmet

 

 

 

Compartilhe