Como manter a rotina na quarentena? | Mamis na Madrugada

Lidar com todos esses sentimentos da quarentena não tem sido fácil e manter a rotina é um desafio! Para as mamães empreendedoras que estão em casa com marido, crianças, roupa para lavar, casa para arrumar e clientes para atender, ficou quase que enlouquecedor.

Eu sou daquelas pessoas mega organizadas e para ajudar a manter a minha sanidade mental eu resolvi colocar em práticas algumas rotinas e manter outras que já funcionavam antes da quarentena. Várias amigas já seguiram as dicas e disseram que funcionou, então decidi compartilhar com vocês também!

O “segredo” está em planejar tudo o que pode ser planejado. Como estamos sem ajudante eu determinei dias da semana para cada atividade da casa, assim não preciso fazer tudo em um só dia e minha consciência não se sente tão culpada. Por exemplo, toda segunda dou geral na cozinha, toda quarta troco roupas de cama e toalhas e assim vai.

Também planejo minimamente as refeições da semana para poder ajudar na compra do mercado, já que agora não estamos podendo ir várias vezes na semana não é mesmo?
Aqui em casa o meu marido ajuda muito, então ele também tem as atividades dele. Com a Mariah fazemos revezamento de reuniões, para não correr o risco de estar falando e ela começar a cantar, dançar, pular, chorar e todas essas coisas que eles fazem quando veem que estamos ocupados.

Algumas atividades da casa passaram a ser “brincadeiras”, trago tarefas como tirar o pó ou cozinhar para uma forma lúdica e deixo ela participar também! Além disso é preciso deixar a criança brincar um pouco sozinha e a Mariah faz muito bem isso. Ah! A TV, Ipad, Celular ajudam muito nos momentos de apuros e sim, às vezes bate um “peso” mas somos humanas e tá tudo bem!

Post-it, caderno, quadro de recados, keep (uso muito para as compras da casa) e asana (perfeito para planejamento de clientes) são meus aliados para tirar da cabeça (e não ficar louca) tudo o que precisa ser feito.

É importante determinar prioridades, não se iluda que vai conseguir fazer tudo em um só dia que não vai. Priorize o que precisa ser feito e viva um dia de cada vez.

Por fim, reserve no seu planejamento um momento para você, seja para fazer uma chamada com as amigas, assistir um filminho com o marido, ler um livro, treinar, meditar, enfim, algo que te fará manter viva!

Espero que tenha ajudado e se quiser ver um pouco mais sobre a minha rotina, fiz uma live que está no meu insta e também pode me chamar. Vou adorar bater um papo com vocês!

Regilene Finamor | Mãe da Mariah de 2anos | Proprietária da Finamor Comunicação, Marketing e Eventos

Compartilhe