barra

Eu não sei vocês, mas estava em posição fetal toda vez que pensava na volta as aulas online. No primeiro semestre foi meio difícil para a gente se adaptar.

Agora, com o tempo das férias, foi possível que a gente se organizasse melhor e eu pudesse também trocar ideia com algumas pessoas que me passaram dicas de como fazer com que a experiência fosse menos estressante. Essas dicas são mais voltadas às crianças do fund 1, já que muitas não se aplicariam aos mais velhos ou muito pitucos:

1- Ensine as crianças a manusear bem o zoom, site da escola ou qualquer outra plataforma que seja necessária usar. Evite fazer tudo por eles. Quanto maior a autonomia, maior a confiança dos pequenos e menos tarefas para as mães. Não ensine a matéria, ensine a autonomia.

2- Organize com eles o local de estudo para que tudo fique fácil de encontrar, iluminado e confortável para as várias horas de estudo.

3- Garanta que a tecnologia não esteja atrapalhando. A internet está boa? Tem memória e bateria nos aparelhos?

4- Você é mãe e não professora, então não se sinta na obrigação de fazer com que ele entenda a matéria. Você pode acabar colocando muita pressão neles e em você. Isso tende a trazer conflitos entre vocês.

5- Não exija nem deles e nem da escola muito conteúdo. Não tem jeito, esse ano vai deixar um buraco e tudo bem, o importante é esse buraco não ser no emocional deles.

6- Deixe um relógio com eles, para que eles consigam administrar o tempo e se organizar para as atividades do dia. Inclusive ensine-os a usar o alarme se preciso.

7- Tenha muita paciência. Provavelmente vão ter dias que eles vão ter mais dificuldade ou não vão nem querer entrar no zoom. Lembre-se que tudo isso é muito difícil e chato pra eles também e nem sempre eles vão conseguir se expressar da melhor maneira. Divida com a escola essa responsabilidade, relate qualquer comportamento mais preocupante e troquem ideias de como tornar a experiência menos difícil possível. Não tente carregar tudo sozinha.