Como funciona a nossa microbiota | Mamis na Madrugada

O termo #microbiota significa um grupo de microorganismos que vivem em nosso corpo; #bactérias#vírus e #fungos (sim temos todos eles convivendo conosco!) e eles são essenciais as nossas vidas.

Em particular a microbiota intestinal tem sabidamente inúmeras funções no organismo, entre elas auxiliar na digestão de alimentos, absorção de #vitaminas, reforçar a barreira intestinal, prevenção de infecções e modulação do sistema imune. Sim, para quem não sabe, grande parte das células imunes do organismo encontram-se no intestino.

O que mantém essa defesa toda funcionando é a diversidade dessa microbiota.

Nesse contexto nosso estilo de vida influencia diretamente nesses microorganismos. A dieta “moderna” ocidentalizada, o stress, a idade e comorbidades (doenças) que adquirimos ao longo da vida podem reduzir a abundância e diversidade desses seres vivos e impactarem diretamente em nossas defesas.

Por isso não espere remédios milagrosos para melhorar a imunidade. Alguns #suplementos são sim interessantes, mas são complementares. Nosso estilo de vida é o mais determinante.

Compartilhe