Dicas para ter uma cozinha organizada | Mamis na Madrugada

Para muitas pessoas a cozinha é o coração da casa, já que é nela que grande parte das recepções sociais acontece. Com a alimentação sendo a base da vida, a cozinha se torna realmente o local mais requisitado dentro de um lar. É lá que são preparadas as refeições, as reuniões informais com amigos e parentes acontece e as discussões mais importantes da família pode ocorrer.

A organização deste ambiente pode parecer uma tarefa difícil, até porque ali circulam todos que moram na casa, mas na verdade exige só um pouco de paciência e disciplina. Com os itens corretos, adequação dos espaços, criatividade e uma pitada de desapego, é possível ter uma cozinha prática, organizada e cheia de charme.

Se você não sabe por onde começar, confira as nossas recomendações: 

 

Aramados

Estes acessórios são aliados importantes na hora da organização dos armários. Com eles otimizamos e ganhamos espaços, o acesso às louças ou alimentos fica mais funcional e pratico. Costumo usar as prateleiras aramadas para ganhar nichos onde é possível colocar xícaras ou pratos. Já o espaço superior da prateleira destinado para inserir o cesto aramado onde será colocado as xícaras grandes. 

Armários e Gavetas

Uma solução simples para organizar a louça nas prateleiras e gavetas é usar caixas, cestos organizadores, bandejas e até escorredores de louça. Isso é ótimo para otimizar o espaço dentro do armário. Já os escorredores de louça, por exemplo, é um coringa para organizar tampas de potes plásticos que ficam empilhadas de qualquer jeito dentro do armário, atrapalhando a armazenagem de outros itens. Para a famosa segunda gaveta da cozinha usamos as divisórias, onde categorizamos os utensílios por tipo.

 

Alimentos secos

Um jeito simples, criativo e bonito de organizar a cozinha é colocar etiquetas nas caixas, cestos organizadores e nos potes de mantimentos. Isso deixa muito mais fácil a identificação e a busca do que precisa. As etiquetas conferem um toque a mais na decoração da cozinha. Costumo etiquetar todos os potes de alimentos com os adesivos de lousa e a caneta de giz líquida, que somente apaga com pano úmido ou ao lavar o pote. Elas podem ser compradas em papelarias, mas há diversos modelos na internet. É só identificar o modelo que mais gosta e fazer o download. Para organizar a despensa, a ideia é que os alimentos sejam categorizados por tipo (itens para café da manhã, enlatados, doces, massas, etc) e organizados em cestos. Lembre-se: o que você vê, você usa!

 

Reutilizar x Desapego

Durante a organização da cozinha consegue-se identificar itens que estavam ali e sem uso. Usando de criatividade é possível adaptar determinados objetos e dar outro uso para eles. Por exemplo, os potes plásticos de maionese ou vidros de geleia podem ser transformados em potes para armazenar condimentos. Com esta renovação, até o meio-ambiente ficará impactado.

 

Aline Delavy | Personal Organizer

 

 

Compartilhe