Pronação dolorosa | Mamis na Madrugada

A pronação dolorosa se dá quando a criança é puxada pela mão ou pelo braço (por exemplo para que esta não saia correndo pela rua ou quando a criança é balançada pelos braços). Com isso ocorre a subluxação do ligamento anular da cabeça do rádio; quando a criança sofre uma tração (puxão) longitudinal súbita no membro superior com o cotovelo em extensão.

É um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular. A pronação acontece devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto.

A lesão ocorre em crianças com idade média entre 2 e 3 anos, tendo prevalência nas meninas.

A dor inicial é aguda, mas diminui rapidamente, porém a criança reluta em utilizar o braço, que permanece ao lado do corpo, com o antebraço pronado (virado). Ela reclama de dor na tentativa de movimentá-lo.

O tratamento é um movimento chamado de supinação, que apesar de ser rápido e simples, deve ser feito em um hospital e por um ortopedista. A melhora da dor na criança é imediata.

 

Professor Dr. Miguel Akkari | Chefe da Ortopedia e Traumatologia Pediátrica Santa Casa/SP. Professor da Faculdade de Medicina Santa Casa/SP. CRM/SP 73801. (11) 2338-3609/3871-5592

 

 

Compartilhe