Como organizar o seu cotidiano de mãe | Mamis na Madrugada

É do conhecimento de todos que o dia a dia de uma mãe pode ser muito corrido e como essa rotina só se tornou ainda mais atarefada com a inserção da mulher no mundo do trabalho, as tarefas do dia se tornaram ainda mais difíceis.

A mulher da atualidade precisou se reinventar, pois novas tarefas foram atribuídas a ela. Hoje em dia, além de cuidar dos filhos e da casa, elas estão presentes no mundo do trabalho, isso tudo conciliado com os cuidados com a beleza e sua estética corporal.

Por isso, elas viram a necessidade de organizar seu dia. Abaixo separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa organização se levadas em conta no dia a dia:

Coloque as coisas no papel

A primeira coisa que se deve fazer é anotar tudo o que você deve fazer durante o dia. Com a correria muitas coisas podem acabar ficando esquecidas e por isso, deixar tudo anotado facilitará sua vida.

Quando essas tarefas acabam sendo esquecidas, elas podem atrapalhar o dia, por exigir que a pessoa refaça algumas delas ou até mesmo por ser algo que precisava ser feito e foi negligenciado.

Aproveite cada tempinho disponível

Outra dica importante é a de que você deve aproveitar o tempo que tiver no seu dia, não procrastine. Seu tempo é valioso então se você tem 10 minutinhos sobrando no dia faça o que der para fazer naquele tempo.

Tenha o seu tempo

Outra dica importante para uma boa organização do dia, é a instrução de tirar um tempo para você. Você precisa de um tempo para fazer as coisas que gosta e o que te faz relaxar, isso é essencial para manter uma boa saúde da mente.

E uma pessoa com uma saúde mental afetada, não consegue organizar o dia e realizar todas as tarefas que precisa.

Organize o ambiente de maneira realista

Um ambiente desorganizado e sujo tende a, inconscientemente, nos deixar ansiosos e pode acabar atrapalhando na hora de executar as tarefas.

A organização nos dá uma sensação de felicidade e de trabalho feito, ela nos passa tranquilidade para realizar as próximas tarefas. Além de proporcionar um ambiente mais atrativo e bonito para quem o visita, mostra que a pessoa que ali mora é caprichosa.

Rotina

Crie uma rotina para ser seguida durante o dia, tudo o que ocorre de forma desorganizada não funciona muito bem e muitas vezes pode nem funcionar. Por isso, faça um roteiro, pegue sua lista de tarefas e crie uma rotina para seu dia.

De forma organizada você conseguirá cumprir todas as tarefas que precisa, principalmente para as mães, a rotina ajuda a criança a entender que existe a hora de comer, a de brincar a de tomar banho, isso ajuda no crescimento psíquico e físico das crianças.

Seja maleável e não surte

A organização de sua rotina é algo para ajudar, mas claro que em alguns dias as coisas não vão sair como você planejou e está tudo bem. Não se desespere, isso irá ocorrer e você precisará descumprir a lista de tarefas.

Evite acúmulos

Evite deixar que as tarefas se acumulem, claro que em alguns dias será preciso deixar de fazer alguma tarefa, mas evite fazer isso. O acúmulo de tarefas só aumenta a procrastinação e reduz ainda mais o tempo que você tem.

Quando a tarefa está acumulada, ela se torna mais difícil de cumprir e tudo o que deixamos para fazer em outra hora acumula tarefas, tome cuidado com a louça na pia, as roupas para lavar, não deixe que eles acumulem para facilitar sua vida.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente com o avanço da tecnologia, muitas áreas de nossas vidas foram beneficiadas, e a rotina de casa foi uma delas. Para as mães principalmente, com um dia muito corrido, às vezes acabamos deixando de fazer algo.

E para ajudar a solucionar este problema, foram criadas as agendas eletrônicas que ajudavam a controlar todas as tarefas e fazer com que nenhuma ficasse esquecida.

Outra contribuição que a tecnologia trouxe foram os equipamentos, que agilizam a vida doméstica, como por exemplo, os aspiradores de pó que são usados para adiantar as tarefas.

Os videogames e jogos eletrônicos também se usados da forma correta, podem ajudar a manter as crianças entretidas enquanto você faz suas tarefas. Claro que você terá que ficar atento ao tempo que as crianças passam na frente das telas e o que elas estão tendo acesso.