“Oh, the places you´ll go” do Dr. Seuss | Mamis na Madrugada

Eu acredito muito no poder dos livros. “Fala sério, Débora! Que frase de auto-ajuda! Vou ali revirar meus olhos”mas essa é uma verdade tão forte dentro de mim que desde muito pequena, pequena mesmo sempre li muito e soube que seria escritora de livros. Do mesmo jeito que ouvir a música certa na hora certa pode provocar mudanças em nós, o livro também pode. Para as crianças acredito que esse efeito até se potencializa, pois elas conseguem enxergar situações por outro ponto de vista e elaborar melhor o que sente e o que entendem do mundo. Uau! Profundo, hein? Enfim, mas tem um pequeno detalhe necessário pra chegarmos nesse ponto: o livro tem que ser bom!

Existem livros bons pra entreter, pra despertar o interesse das crianças nos livros e existem livros bons que dizem alguma coisa e podem ajudar as crianças a superar desafios ou dificuldades e ainda existe uma terceira categoria: aqueles achados que fazem os dois ao mesmo tempo!

Vou indicar um livrinho do Dr. Seuss que pra mim se encaixa nessa terceira categoria que entretém e passa mensagens importantes: “Oh, The places you´ll go!”

Como vocês são muito perspicazes vocês devem ter percebido que é um nome em inglês! Ele existe traduzido como “Ah, os lugares aonde você irá!”, mas como não li a tradução e acredito que sempre exista uma perda quando se traduz algo da língua original, recomendo a versão em inglês mesmo para quem se interessar.

‘’Oh, the places you´ll go”conversa diretamente com a criança em forma de rimas divertidas, contando pra ela como será sua vida e pra quais lugares ela vai. Que vai escolher não seguir por certos caminhos, que vai voar alto e conquistar o céu… exceto quando não… desculpe dizer mas “bang-ups and hang-ups can happen to you” vão ter momentos difíceis e que você pode acabar parando no “waiting place” esperando um trem chegar, alguém ligar, a chuva parar, esperando um sim ou um não, uma segunda chance. Não! Esse lugar de espera não é pra você, você vai logo escapar e seguir o seu caminho e mover montanhas! Enfim, é um livro lindo, com frases inteligentes e marcantes e que muitas vezes já me deixou com lágrimas nos olhos. Depois me contem o que acharam!

 

Compartilhe