barra
Com a chegada de 2021, a ansiedade pela volta às aulas, de alguns pais e alunos, aumentou. No entanto, as crianças podem ter mais dificuldade em entender que as aulas retornam, mas não no modelo em que estavam acostumadas antes da pandemia.
Desde já, é importante que os pais conversem muito com as crianças sobre esse retorno “diferente”. Explicando que ainda teremos que seguir os protocolos, até que a vacinação consiga proteger toda a população.
Para esse diálogo, é importante usar um tom informativo. Se possível, utilizando fontes oficiais para apresentar as informações que forem passadas.
É preciso ter paciência ao lidar com essa ansiedade dos filhos, deixem que eles façam todas as perguntas que quiserem, expliquem até que eles consigam compreender. Imaginem com eles a volta às aulas com os protocolos. Com as crianças pequenas, brinquem de volta às aulas, treinem os protocolos.
A melhor maneira de lidar com a ansiedade das crianças, é usando a imaginação e deixando esse período que antecede às aulas, o mais lúdico possível. Sem deixar de informar e educar sobre os protocolos necessários para a segurança de todos.
Larissa Ribeiro Toledo | Psicóloga clínica com 14 anos de experiência. Especialista em terapia de casais e famílias. Pós graduanda em Neuropsicologia pela FMU | CRP 06/80050
Tel: 11 99320-7759