Enjoy - A importância de “brincar de fazer arte” | Mamis na Madrugada

Desejamos que nossos filhos sejam adultos de sucesso e para isso procuramos uma “boa” escola onde eles adquiram conhecimentos, façam atividades físicas, aulas de línguas, reforço escolar….

Perfeito, mas criança precisa brincar e se você parar para analisar o que é brincar vai perceber que é a forma da criança criar, imaginar, trabalhar valores, expressar seus sentimentos, compartilhar espaços.

No universo infantil tudo é novo e possível, e essa vivencia com a arte é parte fundamental no processo de aprendizagem, além de ser um facilitador para atividades lúdicas como desenho, pintura, canto, dança e criaçao de personagens. Isso tudo abre oportunidades para um novo mundo, saindo das obviedades e as ajudando a criarem alternativas para a solução de seus problemas.

Não crie expectativas sobre seu filho: muitas mães vem a mim com o intuito de fazer seu filho desenhar bem esquecendo que o importante é o ato de fazer e de se expressar e o fazer com leveza, com prazer.

Saiba que cada um tem seu jeito e que não existe o certo e o errado. A forma de se expressar é individual e conseguir nos dias de hoje experimentar, criar, se expor, interpretar (sem se preocupar com o outro e com as cobranças) é um privilégio para poucos.

Acredito que as crianças que tem essa possibilidade e oportunidade serão jovens e adultos que estarão abertos a novos aprendizados e prontos para os novos desafios cotidianos.

 

Yara Lazar

Compartilhe