7 verdades e mitos em tratamentos de reprodução  | Mamis na Madrugada

1-  Pode escolher engravidar de gêmeos na FIV (fertilização in vitro)?

MITO

O objetivo dos tratamentos de reprodução assistida é a gestação saudável de um único bebê, mas como os resultados não são 100% , se coloca mais de um embrião para aumentar a chance de engravidar. Mas cada vez mais os resultados laboratoriais são melhores e mais casais e médicos optam por colocar um só embrião

2- É mais fácil engravidar na segunda tentativa?

MITO

Cada tratamento individualmente tem a mesma chance de dar certo, mas estatisticamente a chance cumulativa é maior. Mas isso è probabilidade, matemática pura.

 

 

3- Mudar a alimentação aumenta a chance do tratamento dar certo?

VERDADE

A alimentação balanceada composta principalmente de alimentos de verdade, sem ultra processadoras, diminuição de cafeína e ingesta de açúcar diminuem o processo inflamatório do intestino (disbiose) e aumentam a chance do tratamento dar certo. Além da alimentação, a prática de exercícios físicos moderados e regulares, a qualidade do sono e o controle do stress também aumentam a taxa de sucesso.

 

4- Pode escolher o sexo nos tratamentos de reprodução assistida?

MITO E VERDADE

Existem exames genéticos que são feitos nos embriões antes da implantação que são capazes de saber o sexo dos embriões mas não se pode escolher qual embrião transferir pelo  sexo ( pela legislação brasileira e código de ética médica) a não ser que está escolha esteja ligada a alguma doença existente naquele embrião e ligada ao sexo. Então é possível saber o sexo mas não pode escolher o sexo.

 

5- Inseminação artificial e Fertilização in vitro são a mesma coisa com nomes diferentes?

MITO

A inseminação artificial ou inseminação intra uterina (IIU) é um tratamento de baixa complexidade onde colocamos o semen do parceiro ( ou doador) dentro do útero da mulher após estimular a ovulação. Já a fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de alta complexidade onde após o estímulo da ovulação retiramos os óvulos dos ovários através de uma punção ovariana ( via vaginal) e juntamos com o espermatozoide dentro do laboratório para a formação de embriões que depois são colocados no útero da mulher ( também via vaginal).

Como podem ver tratamentos bem diferentes.

 

6- Mulheres de 40 anos só engravidam com FIV?

MITO

Mulheres inférteis (que já estão tentando engravidar naturalmente sem sucesso) de 40 anos normalmente fazem a FIV porque é o tratamento que da mais chance de engravidar por mês e porque sabemos que após os 40 anos temos que ter pressa pela diminuição da qualidade dos óvulos. Mas uma mulher de 40 anos pode ser fértil e engravidar naturalmente sim.

 

7- Ter usado anticoncepcional por muitos anos diminui a fertilidade?

MITO 

O uso prolongado de pílula anticoncepcional ou qualquer outro tipo de anticoncepcional hormonal não afeta em nada a fertilidade ou a reserva ovariana da mulher assim como não diminui as chances do tratamento de reprodução assistida dar certo.

 

Tel: 11 3515-7906 / 11 94552-2278

 

 

Compartilhe