barra

Alguns fatores influenciam o crescimento infantil, como a genética, a alimentação, o exercício físico e o sono.⠀

Dormir em horários regulares e num ambiente calmo, adequado ao sono, é essencial para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Quando a criança não dorme direito, pode ter alterações de humor, de apetite, desatenção nas atividades escolares e cotidianas, além de problemas no crescimento.

O pico do hormônio GH (hormônio do crescimento) é noturno. Costuma ser liberado no início da noite, entre 23h30 e 2h30 da manhã. Isso quer dizer que não somente a quantidade de horas que uma criança dorme é importante, como também a hora em que ela dorme. É liberado na fase profunda do sono. Crianças que dormem muito tarde e por poucas horas podem ter o crescimento prejudicado.

A recomendação é que se tenha uma rotina estabelecida desde os primeiros meses de vida, com limites nos horários de ir para cama e de acordar; o ambiente esteja com uma temperatura agradável, pouco som e luzes baixas, evitar uso de telas próximo ao horário do sono e que o sono da criança respeite o número de horas de acordo com a sua faixa etária.

 

Prof. Dr. Miguel Akkari | Chefe da Ortopedia e Traumatologia Pediátrica Santa Casa/SP. Professor da Faculdade de Medicina Santa Casa/SP | CRM/SP 73801
(11) 2338-3609/3871-5592