7 dicas - Utensílios que não podem faltar na cozinha | Mamis na Madrugada

O que tem na sua cozinha que te ajuda a cozinhar?

Existem utensílios que fazem quase todo o trabalho por nós, tornam o cozinhar mais rápido, mais prático e com carinha de profissional.

Por exemplo: você conhece mandolina?

Esse utensílio te ajuda a cortar legumes e frutas tão fininhos, que viram carpaccios perfeitos ou mesmo, dependendo da quantidade de cortes que a sua mandolina permitir, batatas perfeitas e prontinhas para fritar (seja no óleo, seja na air fryer).

Vamos a uma lista básica de utensílios que precisamos na cozinha:

1- Kit de colheres (eu amo as de silicone): colheres inteiras, furadinhas (os furinhos normalmente são uteis para quando se esta fazendo caldo ou mesmo frituras), separe colheres para salgado e para doces, assim seu brigadeiro não corre o risco de ficar com gosto de alho. Não esqueça de ter um bom batedor de arame (fouet) e também um pincel de silicone, super prático na hora de espalhar gema de ovo sobre a massa que vai ao forno ou mesmo o chocolate numa sobremesa).

2- Kit de espátulas: espátula grande, para virar suas panquecas; médias para te auxiliar a virar batatinhas feitas na manteiga e pequenas, para espalhar uma boa dose de manteiga no seu pãozinho quentinho.

3- Kit de medidores: seja de xícara ou de colher, tenha para te ajudar a fazer medidas de bolos, receitas de pães caseiros, etc.

4- Potes herméticos: os de vidro para carnes, molhos e doces; os de plástico BPA free, para legumes, frutas e sobras de alimentos que não contenham molhos; os de acrílico para enfeitar/organizar suas estantes.

5- Alguns utensílios fundamentais para praticidade na cozinha: espremedor de alho, espremedor de batatas, zester (para fazer as raspas de frutas), peneiras (tenha ao menos 3 tamanhos), pegadores (tenha ao menos 3 tamanhos, seja para pegar o macarrão, seja para pegar frios, seja para pegar legumes), abridor de lata (eu uso o mais moderno, que basta clicar e girar e vai abrindo a lata), abridor de vinho, abridor de garrafa, ralador, descascador de legumes, tesoura (use sua tesoura de cozinha apenas na cozinha), e um pegador de sorvete (ou colher de sorvete). Tenha sempre um escorredor de macarrão à mão.

6- Tábuas de polietileno: é fácil de encontrar tábuas de cores diferentes, tenha uma para carne, uma para frango, uma para peixe, outra para legume e uma ultima para doces. Assim você não corre o risco de contaminação de alimentos e nem seus morangos ficarão com gosto de cebola, tão pouco de peixe.

7- As facas certas são fundamentais para a culinária. Não há coisa pior que cozinhar com uma faca sem fio (ou não afiada), ou mesmo uma faca muito pequena ou ainda cortar um pão sem uma faca de serra. Invista em um bom conjunto de facas. Tenha facas de vários tamanhos e compre um afiador de facas. Hoje o mercado oferece diferentes tipos e muito práticos para afiar, que em poucos segundos já deixam a faca com excelente corte.

Tem ainda uma dica extra que são: Bowls ou tigelas – existem inúmeras opções para comprar. As melhores, na minha opinião, são as de aço inox, mas hoje é possível comprar umas coloridas que são lindas, mas como são de plástico, não recomendo para uso de molhos, a menos que você determine qual tipo de molho vai em casa tamanho. Há também bowls transparentes que ficam lindos para servir tanto uma salada quanto uma sobremesa.

Não entrei na questão de panelas, frigideiras e assadeiras neste post, mas obviamente são fundamentais para a cozinha. Tenha de vários tamanhos, busque as que não soltem impurezas nos alimentos, compre aquelas que seu fogão ou cooktop aceitam (fogo por indução demanda panela de aço inox, fundo triplo ou de ferro fundido – como as Le Creuset, por exemplo). Portanto, pesquise antes de comprar, pois há uma variedade de panelas que são mais sustentáveis e que transmitem menos impurezas para o alimento.

Espero que eu tenha te ajudado a ver o que é necessário na cozinha. Faça uma limpeza/organização nos seus utensílios. Veja na internet quais as melhores formas de separar e organizar e deixe à mão os utensílios que mais usa e que te ajudam no dia a dia ou quando vai fazer uma comida especial.

Quanto mais pratico, melhor!

As cerâmicas estão em alta! Use e abuse dos itens de cerâmica para servir seus pratos! E as bolachas de madeira dão charme à mesa. Se for usar o alimento diretamente nela, seria interessante passar um filme plástico em volta, mas como tira todo o charme, opte por untar com um pouco de azeite e limpe o excesso com papel toalha antes de guardar. O azeite ajuda a selar a madeira e a água que entrou nela (do alimento que foi disposto sobre ela ou mesmo cortado nela), irá evaporar, evitando apodrecer a madeira.

Cozinhar é um exercício de concentração. Impossível tirar o olho do leite, a receita não seguida à risca dá errado, o bife esturrica, o bolo queima, o óleo explode e faz sujeira na cozinha toda.

Mas, você sabia que todo exercício de concentração é, cientificamente provado, aquele que proporciona a sensação de felicidade? Aumenta seus níveis de endorfina e, aliada a boas risadas e um bom vinho, diminuem significativamente seu nível de estresse.

Quando temos o material correto e organizado de forma pratica, o ato de cozinhar se torna muito mais prazeroso do que jamais imaginamos!

Por isso, espero que você seja feliz, que você seja gourmet!

 

Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, chef na Você Gourmet Gastronomia. Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.

Instagram: @vcgourmet | Facebook:www.facebook.com/vcgourmet

 

 

Compartilhe