7 dicas - Como cuidar de um peixe betta | Mamis na Madrugada
Aqui estão 7 dicas de como cuidar de um peixe betta. Eu queria ter lido um post assim antes de, num devaneio pandêmico, ter comprado um peixe betta pro Michel, com aquele pensamento de que “peixe não dá trabalho”. Eu não poderia estar mais enganada! Leia esse post para decidir se você quer mesmo ter um peixe betta antes de comprar.
Como cuidar de um peixe betta
1. Aquário
Escolha um aquário que não seja tão pequeno. Antigamente as betteiras eram minúsculas. O ideal é ter pelo menos 3l.  Lembre-se que o peixe betta macho é muito violento com outros bettas, principalmente machos, e podem brigar até se matarem. Portanto, o recomendado sempre é ter um peixinho em cada aquário.
2. Plantas
Prefira plantas verdadeiras às de plástico, que podem machucar seu peixe. Porém, não exagere na quantidade de coisas (plantas, pedras, conchas, etc).
3. Comida
São 3 bolinhas de manhã e 3 bolinhas a noite. “Ah, mas coitado, ele tá com fome”, “ah, tão pouquinho, vou dar mais uma”. Cuidado! O peixe betta pode acabar comendo mais do que aguenta e morrer por isso. E se a comida fica na água e ele não come, também pode causar danos ao seu animal.
4. Limpeza do aquário
A limpeza do aquário deve ser feita a cada 7 a 10 dias, troque a água, deixando 50% da água antiga e colocando a outra metade de água da torneira. Lave o aquário e ornamentos com água corrente – nunca use detergente.
5. Anti cloro na água
Trocou a água, colocou um pouco de água quente ou fria para temperar, adicione as gotas de anti cloro na água (a quantidade depende de cada fornecedor). Inclusive pode ser inserida com o peixe dentro do aquário.
6. Termômetro
Tenha um termômetro daqueles que ficam colados na parede do seu aquário para acompanhar a temperatura da água. Os peixes bettas vivem bem em águas de 24 a 28oC.
7. Aquecedor
ISSO! Você não leu errado. Nos meses mais frios, precisei comprar um aquecedor pro nosso aquário, porque q temperatura estava caindo bem rápido e não dava pra ficar trocando a água pra colocar água quente para temperar toda hora. O único problema é que para aquários menores do que 5l, não tem aquecedor com termostato (aquele que desliga automático quando chega na temperatura programada), então tem que ligar e desligar ao longo do dia.
Pensou que era fácil né? Só comprar e dar comida… mas nãaaao! Então, pensem bem antes de comprarem o peixinho, já que agora vocês já sabem como cuidar de um peixe betta.
Compartilhe