Enjoy | Aniversário no Pet Zoo | Mamis na Madrugada

Se você é muito festeira como eu vai gostar dessa dica. Eu que sempre gostei de celebrar todas as conquistas e os marcos da família, comemorei os “mesversários” dos filhos até completarem o primeiro aniversário. Eu e curti muito o local que escolhemos para fazer o segundo aniversário do meu primogênito: aniversário no pet zoo.

Escolhendo o tema

Foi desde a gravidez do Theo que eu falava em fazer uma festa com o tema de faroeste, em homenagem ao homem que inspirou a escolha do seu nome – Theodore Roosevelt. Mas foi ao longo dos últimos dois anos que nós percebemos o quanto ele é amigo dos animais e um completo explorador da natureza, assim como o 26o presidente americano. No primeiro aniversário, como ainda estávamos no terceiro mês de pandemia, eu fiz uma festa on-line enviando o kit de festa completo para 12 familiares ao redor do Brasil. Mas este é um capítulo para outro artigo…

Escolhendo o espaço

Faltando poucas semanas para o segundo aniversário – dessa vez assumi a falha de ter deixado para organizar a comemoração em cima da hora – acabei recorrendo ao grupo “Mamis da Madrugada” para pedir sugestão de um local. Queria um lugar com cara de fazenda, amplo, ao ar livre, espaçoso, que tivesse acesso à cavalos e se possível a outros animais. E, claro, que seguisse todos os protocolos de saúde. Era preciso que esse local também tivesse um espaço para fazer a festinha e de preferência uma equipe para organizá-la pois eu não tinha mais tempo hábil de desenvolver os fornecedores.

E foi assim que dentre as sugestões chegamos ao “Pet Zoo”, uma fazendinha animada e extremamente organizada em Cotia. Fomos almoçar uma vez lá e logo nos encantamos e batemos o martelo.

aniversário no pet zoo

No dia da festa

Eles montaram absolutamente tudo para festa, a decoração temáticas, balões, a mesa de doces, o local do almoço e local dos “parabéns”. Tudo isso em um espaço reservado, um salão isolado com o buffet e churrasco exclusivos para os convidados. Em tempos normais, este salão ficaria todo ocupado por mesas  com capacidade máxima; mas neste ano, as mesas ficam alocadas com distanciamento adequado e a capacidade foi reduzida ao permitido pelo decreto local. No aniversário no pet zoo do meu filho, havia apenas 22 convidados com mais de 3 anos, o que proporcionou amplo distanciamento. Há totens de álcool em gel espalhados por toda a fazendinha e alguns dedicados ao salão isolado do aniversário. Toda a equipe usando máscaras e orientando os convidados sobre o seu uso seguro, se caso alguém por descuido a tirasse.

aniversário no pet zoo

aniversário no pet zoo

Equipe de monitores

A equipe de apoio do buffet e as tias e os tios que monitoravam as crianças são um capítulo à parte pois foram extremamente carinhosos e atenciosos não só com a criançada, mas também com os pais.

aniversário no pet zoo

Eu perdi a conta de quantas vezes foram me levar comida em diversas tentativas de me fazer tirar a atenção das crianças para que eu pudesse relaxar também. E os garçons sabiam os nomes de todos os convidados, tratando nossos amigos e familiares como se fossem velhos conhecidos. E por todo tempo em que as crianças estiveram fazendo a visita aos animais (alimentando os bichinhos, andando de charretes, de pônei, de cavalo, fazendo a ordenha) os monitores foram extremamente responsáveis e preocupados com o seu bem-estar. Vale destacar, novamente, que a cada passeio pela charrete ou pônei, estes eram higienizados.

aniversário no pet zoo

Na semana anterior à festa, eu e o pessoal do PetZoo alinhamos, por telefone, o tema e itens de decoração, sabor de bolo e docinhos. Eu escolhi “Toy Story”, mas sem o astronauta Buzz, pra deixar a mesa um pouco mais a cara do Theo fazendeiro. Também alinhamos a quantidade e a idade das crianças pois eles disponibilizam uma monitora para um grupo com quantidade limitada e faixa etária definida.

aniversário no pet zoo

aniversário no pet zoo

Lembrancinha

Eu pude enviar algumas coisas antecipadamente para incrementar a decoração, como os balões com textura de vaca e a lembrancinha. A lembrancinha eram frascos de álcool em gel e água VOSS personalizados, um capricho meu que eu sempre gosto de entregar nas minhas festinhas. Aliás, no momento atual, álcool em gel sempre é ótima lembrancinha. Eu tenho usado os frascos pequenos da Giovanna Baby, desenvolvido um rótulo personalizado e impresso na Printi. De longe, é a opção que mais sai por ser a mais útil.  Além do que, o álcool em gel da Giovanna Baby tem hidratação e um cheiro maravilhoso. Todos os meus amigos e familiares têm amado esta lembrancinha.

aniversário no pet zoo

O Theo, assim que chegou, tratou de se “apropriar” do Woody e da Jessie da mesa decorada e ficou agarrado neles por todo o dia.

aniversário no pet zoo

Almoço

É combinado um horário para o almoço e a visita monitorada à fazendinha, a equipe nos deixou bem à-vontade para definirmos esse horário. Eu preferi ter certeza de que todos os convidados já teriam chegado para que então começasse a visita guiada pela fazendinha com os grupos de crianças. Em tempos normais, os grupos são maiores, tendo uma monitora a cada 10 crianças. No aniversário no pet zoo deste ano, havia apenas 6 crianças pequenas, e mesmo assim, foram disponibilizados dois profissionais para o passeio, monitorando ainda mais os protocolos de segurança e de saúde junto aos pequenos.

aniversário no pet zoo

Atrações

Além da alimentação aos bichos (cujas cenouras Theo compartilhou o tempo todo com os bichos no melhor estilo “uma cenoura pra mim, uma pra você…”) e dos passeios na área de cavalos, há tirolesa (atividade concorrida entre os pequenos e de ambição dos papais que não têm mais altura para brincar) sempre higienizada e teatro da ordenha, onde as crianças ficam no anfiteatro, com distanciamento também, assistem à encenação seguida da ordenha onde a criançada põe a mão na massa, ou melhor, no leite.

Enquanto os pimpolhos se divertiam e aprendiam, os adultos não paravam de comer. Buffet e churrasco no melhor estilo fazenda e às 15h bolo da tarde, com café e chá feitos no fogão à lenha.

No fim do passeio das brincadeiras todos fomos ao salão da mesa decorada e cantamos os “parabéns”.

Resumindo..

Sem sombra de dúvida eu posso dizer que foi uma das melhores comemorações que eu já fiz desde que meus pimpolhos nasceram. Tudo bem que há 1,5 ano só temos comemorado em casa com pouquíssimas pessoas – o que não é bem um parâmetro quando comparado a uma celebração em outro ambiente. Além de seguir os corretos protocolos sanitários e ser ao ar livre em um extenso espaço, proporciona diversão garantida, aprendizado e cuidado sobre mundo animal, brincadeiras radicais, comida boa e muito carinho. O aniversário no Pet Zoo foi inesquecível e com certeza de que voltaremos em breve.

 

Lílian Schreiner Módolo | Doutora e mestra em Administração pela USP, professora universitária e de pós-graduação e empresária. Autora de livros e de artigos científicos. Esposa do Luiz Augusto e mãe festeira do Theo, da Maya e do cachorrinho Bolt.

Compartilhe