7 dicas - Como lidar com a cólica do bebê | Mamis na Madrugada

Cólica do bebê é um assunto que toda mãe já ouviu falar ou já sentiu na pele. É definida por choro sem causa aparente como fome, sono, fralda suja, calor ou frio. Como lidar com a cólica do bebê?

como lidar com a cólica do bebê

Normalmente começa entre 11-21 dias e termina entre 3 e 4 meses de idade.

Sua origem parece ser do trato gastro-intestinal e muitas teorias como peristaltismo reverso, gases e imaturidade orgânica são aventadas, mas ninguém sabe exatamente o que é.

Seguem algumas dicas de como lidar com a cólica do bebê, e como diminuir as cólicas – que podem ou não ser farmacológicas:

1. Bolsinha de água quente na barriga (teste sempre na sua barriga por ao menos 30 segundos para saber se não está quente demais)

2. Colo – O famoso colo pode ajudar a acalmar o bebê.

3. Canguru/Sling/Swing – O movimento de balanço também podem ser bons calmantes e ajudar.

4. Caminhadas ou mesmo pele a pele com os pais.

5. Ginástica das perninhas e massagem também são de muito ajuda.

6. Algumas medicações como anti gases e pré probiótico podem ajudar, mas precisam ser alinhadas com o pediatra.

7. Evitar alguns alimentos que sabidamente podem aumentar a cólica como café, bebidas de cola e chocolate. Sempre vale testar por no mínimo 5 dias sua exclusão da dieta.

Cabe ao pediatra identificar se o choro é devido a cólicas mesmo ou então alguma outra alteração tratável como refluxo ou alergia à proteína de leite de vaca, por exemplo.

A energia dos pais, se ansiosos ou calmos, também reflete nos bebês. Portanto, e na medida do possível, manter a calma e a tranquilidade em casa, comer adequadamente e o mais saudável possível além de tentar descansar sempre que possível.

 

Dr. Ariel Levy | Clínica Pediátrica com excelência em conhecimento e atendimento absolutamente personalizado.
☎️ 11 43062242/ 11 999700505
Av. Angélica 688 1° andar

Compartilhe