Exposição Mondrian no Shopping Higienópolis | Mamis na Madrugada

O shopping Patio Higienópolis está com uma exposição incrível para as crianças, chamada Mondrian para Crianças, que vai até dia 8 de Agosto.

A mostra foi toda inspirada na obra de Piet Mondrian, pintor holandês conhecido pelas formas geométricas e pelo uso das cores primárias vermelho, amarelo e azul. O circuito de visitação tem seis ambientes visuais bem diferentes e divertidos.

exposição mondrian

O primeiro espaço é a Entrada das Formas, que apresenta Mondrian e conceitos básicos das obras do pintor. No Labirinto de Cores Planas o visitante explora um mini labirinto, formado por retângulos e quadrados nas cores primárias. Ao final, os visitantes podem brincar com a sua própria imagem refletida na parede, nas mesmas cores da obra sobrepostas.

exposição mondrian

No terceiro espaço está a Brincadeira em Composição, sala com um grande tapete inspirado nos grafismos de Mondrian para as crianças brincarem e aprenderem um pouco sobre o papel da composição numa obra de arte. A sala Pintura em movimento tem 3 pontos para jogar um tipo de Tetris, com as peças (quadrados e retângulos coloridos) surgindo e que devem ser encaixadas no lugar certo.

exposição mondrian

O quinto espaço, chamado Espaço Boogie-Woogie, remete aos videogames pixelados; caixas com sensores reproduzem sons de vídeo game por aproximação. A última sala chama Sala sem Fim, que oferece uma visão tridimensional da obra de Mondrian em uma sala espelhada que prepara a saída, com o infinito de Mondrian.

exposição mondrian

Segundo o shopping, ela foi concebida de forma imersiva sem toque para seguir os protocolos sanitários e de controle de acesso, devido a pandemia do COVID-19. Apesar de achar um pouco idealista, já que estamos falando de pequenas pequenas, né? Como não colocar as mãos em todos esses estimulos?

Levei o Michel mas não achei que era exatamente pra idade dele. As primeiras salas ainda aproveitou, mas as outras ele já tinha perdido o interesse e tinham coisas mais complexas (como o tetris pra jogar com os pés). Com certeza os mais velhos aproveitam melhor as propostas e adquirem conhecimento sobre arte e o artista.

IMPORTANTE 1: Por todo o circuito, os visitantes deverão utilizar máscaras de proteção e seguir as orientações dos monitores.

IMPORTANTE 2: É necessário agendar para visitar a Exposição Mondrian, já que há um limite de 6 pessoas por horário (a cada meia hora). Clique aqui para agendar.

 

Compartilhe