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Que tal algumas dicas para jogar beach tennis?

O beach tennis foi criado em meados de 1987 em uma província na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar, chegou ao Brasil em 2008 no Rio de Janeiro. Desde então, vem crescendo rapidamente por todo território nacional.

dicas beach tennis

Separei 7 dicas para começar o Beach Tennis corretamente:

1. Avaliação médica

É fundamental a avaliação médica/física antes de começar qualquer prática esportiva. Um profissional apto poderá avaliar se há necessidade de realização de exames complementares para o início do esporte, minimizando o risco de lesões.

2. Aquecimento

Antes mesmo do tradicional Play, é de extrema importância o aquecimento. Para as pernas e sistema cardiorespiratório, sugere-se realizar dois aquecimentos. O simples de aeróbico, como deslocamento em volta da quadra, e o aquecimento dos ombros, cotovelos e punhos pode ser feito com o auxílio de borrachas.

3. Musculação

Somente a prática esportiva do esporte não é completa sem a musculação. Temos que preparar as articulações e músculos corretamente para evitar lesões, desgastes articulares e musculares. O acompanhamento do fisioterapeuta e do educador físico fará orientação nesse processo tão importante para uma melhora da prática esportiva. Dica importante para o beach tennis e outros esportes.

4. Comece devagar

O beach tennis é um esporte apaixonante, mas devemos começar devagar e evoluir gradativamente. Cada atleta, profissional ou amador, tem seu próprio tempo de recuperação e descanso.  Sendo assim, é muito importante ouvir o corpo e respeitá-lo para evitar lesões, principalmente por overuse.

5. Alongamento

O alongamento pode ser estático ou ativo. O estático é aquele que ficamos parados em uma mesma posição por volta de 20 segundos e o ativo é mais direcionado para prática esportiva a ser executada. Os principais benefícios do alongamento são melhora de postura, maior flexibilidade, preventivo e aumento de fluxo sanguíneo na região alongada.

6. Cuidados no Beach Tennis

Se não houver uma preparação correta para essa prática esportiva, as principais lesões nos membros superiores são do manguito rotador, tendinite nos ombros e epicondilite no cotovel. Já nos joelho e tornozelos são entorses e lesões ligamentares, além das possíveis lesões musculares.

7. Retorno ao esporte

Após a reabilitação adequada com o fisioterapeuta, o retorno deve ser gradativo e muito bem avaliado como a ausência de dor, o controle funcional e muscular, flexibilidade e realização de testes funcionais para o retorno às quadras.

Gostaram dessas dicas para começar a jogar beach tennis?

Dr Ricardo Grunkraut | Fisioterapeuta