7 dicas - Como manter legumes e hortaliças frescas por mais tempo?

Olá Mamis, aqui vão algumas dicas de como manter legumes e hortaliças frescas por mais tempo.

Como manter legumes e hortaliças frescas

 

1. Pique e guarde

Pique sua salsinha, cebolinha, coentro do jeitinho que você gosta, guarde em recipiente hermético de vidro no freezer; dura até 3 semanas!

2. Lave e seque bem suas folhas

Como alface, agrião, rúcula, espinafre, etc. Coloque em pote hermético com papel toalha em cima e em baixo das folhas e guarde na geladeira; dura de 1 a 2 semanas, se continuar trocando o papel toalha!

3. Mergulhadas em água

Você pode também optar por manter suas folhas e hortaliças mergulhadas em água dentro da geladeira. Isso fará com que elas fiquem firmes e crocantes por até 10 dias.

4. Branqueie seus legumes e verduras!

Eles podem durar por até 3 meses no seu freezer. A técnica é a seguinte: Lave bem os legumes. Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente. Espere até a água voltar a ferver (veja abaixo a tabela de tempo para cada alimento), retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos. Em seguida, retire o alimento da água gelada, escorra a água e coloque pouca quantidade do alimento em sacos plásticos próprios para culinária, retirando o excesso de ar. É importante colocar uma etiqueta com a data do dia do congelamento. Os alimentos podem durar até 3 meses no congelador ou freezer.

Tabela de tempo:

1 minuto: vagem, milho, em espiga, espinafre, mandioquinha, nabo, pimentão.

2 minutos: abobrinha, batata doce, berinjela, beterraba, abóbora, batata.

3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa.

4 minutos: couve-de-bruxelas e cenoura.

 

5. Alho e Cebola

Pique uma cabeça inteira de alho e 2 cebolas grandes e guarde em um pote de vidro com tampa com azeite até a metade do pote. Guarde na geladeira por ao menos 2 semanas e sempre terá alho e cebola picados.

6. Frutas

As frutas, melhores conservadas na geladeira são: maçã, morango, mirtilo, framboesa e uva. Já as demais frutas podem ser armazenadas em temperatura ambiente e assim que amadurecerem podem ser estocadas na geladeira, isto aumenta a vida útil destes alimentos. Porém, o abacaxi, a banana e a melancia só devem ir para a geladeira depois de serem cortados ou descascados. Tenha cuidado com alguns vegetais e frutas, como banana, abacate, tomate, frutas cítricas e maçã, estes emitem etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento, armazenar estes alimentos próximos de outros que são sensíveis a este gás como: brócolis, couve, repolho, cenoura, pepino e alface, diminuem sua vida útil, estragando-os mais rápido.

7. Você pode fazer o suco

Dos limões, laranjas e até mexericas e congelar em forminhas de gelo. Depois é só dissolver e adoçar a gosto. Cuidado apenas para não ficar nenhuma semente, pois ela amarga.

 

Gostaram dessas dicas de como manter legumes e hortaliças frescas por mais tempo?

 

Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, chef na Você Gourmet Gastronomia. Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.

Instagram: @vcgourmet | Facebook:www.facebook.com/vcgourmet

Compartilhe