Receitas fáceis de até 15 minutos para fazer de madrugada
Olá Mamis, que tal receitas fáceis de fazer em até 15 minutos?

Em meio a esta loucura de pandemia, refletindo sobre o mundo, sobre o que estamos vivendo e quais as mensagens que Deus, que a natureza, que as forças querem nos passar, me questionei como eu poderia contribuir, levar leveza e um pouco do meu conhecimento às pessoas.

Começou com o intuito de ajudar as pessoas que eu conheço, com quem convivo e que não gostam ou não sabem cozinhar. Receitas práticas, rápidas de fazer, que quando dependem de forno para assar, não fiquem por horas cozinhando, e que fossem gostosas para as crianças e que dessem para fazer com as crianças.

receitas fáceis 15 minutos

Minha filha mais velha, com seus 3 aninhos, ama me ajudar na cozinha e ela fica responsável por algumas coisas: colocar os ingredientes no bowl, mexer o conteúdo da panela (sempre supervisionada), mas o que ela ama mesmo é pertencer, fazer parte daquele momento, se sentir especial e responsável! É incrível!

Veja também: Problema de entupimento na pia cozinha

E no intuito de divulgar a mais pessoas que precisam destas receitas e dicas, conversei com a Vanessa e falei sobre esta ideia, receitas rápidas, feitas em até 15 minutos (quando não precisam de tempo de forno), e levar para vocês, mamis queridas, a esta nossa comunidade incrível, que se ajuda, que se apoia, e que, acima de tudo, faz o possível e impossível para serem as melhores mães que cada uma pode ser.

Acredito que, neste momento, todos que podem colaborar de alguma forma, deveriam fazê-lo. É que eu creio, é o que meu coração me designa a fazer e, por isso, espero de coração, que curtam estas receitas e que consigam reproduzi-las com a suavidade e alegria que eu lhes escrevo.

Estas receitas fáceis de fazer em até 15 minutos não são, em sua maioria, criadas por mim. Tentarei colocar os créditos o máximo que puder.

Palha italiana

Nível fácil

Tempo de preparo: 15 minutos (mais meia hora de geladeira)

Créditos: vovó de ex namorado (sejam discretas!)

O que vocês vão precisar?

Refratário de vidro médio (20cm) e panela

1 colher sopa de manteiga de sal (se não tiver, usa o que tiver em casa)

1 lata de leite condensado

4 colheres do sopa de achocolatado

1 pacote de bolacha ao leite (tipo passatempo, maisena, etc)

Açúcar de confeiteiro para passar em volta do doce

 

Como fazer?

Comece fazendo o brigadeiro: coloque a manteiga na panela (em fogo baixo), adicione o leite condensado e o achocolatado. Mexa por 6 a 9 minutos (cuidado para não deixar o brigadeiro duro! Se ficar: coloque um pouco de creme de leite e mexa até incorporar). Adicione as bolachas quebradas grosseiramente (na mão mesmo) e mexa bem, para envolvê-las no brigadeiro. Despeje em um refratário de vidro untado com manteiga e leve a geladeira. Após meia hora, corte em quadrados e passe no açúcar. Agora é só mandar bala!

Como conservar: manter na geladeira.

 

Sorvete de banana

Nível fácil

Tempo de preparo: 10 minutos (mais uma hora de freezer)

Créditos: não sei quem inventou, mas eu aprendi em um dos restaurantes que trabalhei.

 

O que vocês vão precisar?

Bowl e processador

6 bananas (prata) médias e maduras

1/2 xícara de leite (ou até menos)

 

Como fazer?

Corte as bananas em rodelas e congele por 1 hora ou mais, vai depender do seu freezer.

Depois de congeladas, bata as bananas em um processador (se não tiver, bate no liquidificador mesmo, mas a consistência muda um pouco). e assim elas vão formar o sorvete.

Caso queira trazer mais cremosidade para o sorvete, adicione o leite.

Depois de bater, deixe por mais 1 hora no freezer pra ficar mais geladinho. Sirva em seguida.

Como conservar: manter no freezer.

Como variar sabores: quando for processar a banana adicione também 8 morangos; frutas vermelhas; doce de leite ou até gotas de chocolate. 

 

Torta de limão

Nível fácil

Tempo de preparo: 15 minutos (mais tempo de geladeira para endurecer o creme)

Créditos: aprendi com uma amiga na faculdade

 

O que vocês vão precisar?

Processador, bowl e refratário de vidro médio (20cm) ou forma com fundo removível.

1 pacote de bolacha maisena

75g de manteiga sem sal

1 caixinha de creme de leite (se só tiver o de lata: retire o soro)

1 lata de leite condensado

Raspas de 1 limão

Suco de 2 limões

 

Como fazer?

Derreta a manteiga (no microondas é mais fácil). Bater a bolacha no processador (se não tiver, pega um pano de prato, põe a bolacha e bate com um batedor, até ela virar uma farofa).

Adicionar a manteiga derretida. Mexa até ficar uma farofa umedecida e dispor na forma para torta.

Em um bowl, adicionar o creme de leite, o leite condensado e o suco de limão e mexer bem até formar um creme. (cuidado: se achar que está talhando mexa bastante!!!).

Despejar sobre a base e decorar com as rapas do limão.  Levar a geladeira por ao menos 2 horas. Sirva gelada.

Como conservar: manter no freezer se estiver muito calor ou na geladeira, em dias mais frios.

Creme de doce de leite e morangos

Nível fácil

Tempo de preparo: 10 minutos

Créditos: aprendi com uma amiga num churrasco

O que vocês vão precisar?

Batedor (pode ser elétrico ou de mão), colher e refratário bonito médio (pode ser de vidro, de cristal, de cerâmica, o importante é deixar bonito).

500 ml de creme de leite fresco (tem que ser fresco! Não pode usar de caixinha! Não pode ser de lata! Brincadeira!!! Pode ser qualquer um, mas o fresco é mais gostoso!)

200 g de doce de leite (use um cremoso e que não seja muito duro, tipo aviação ou la sereníssima – não pode ser aquele feito em panela de pressão, é muito duro!!!)

2 caixinhas de morangos

 

Como fazer?

Lave bem os morangos, preferencialmente com higienizador de frutas (leia as instruções na embalagem do produto). Retire a folha e corte ao meio no sentido vertical (é pra ficar slim e não achatado).

Bata o creme de leite em ponto de chantilly (uns 5-7 minutos. Não bata demais, senão vira manteiga). Adicione o doce de leite e incorpore com uma colher. Se achar que ficou um pouco liquido, bata com o batedor mais um pouquinho (2 minutos no máximo).

Disponha no refratário e decore com os morangos. Leve a geladeira e deixe gelar por, ao menos, uma hora. Sirva gelado.

Como conservar: manter no freezer se estiver muito calor ou na geladeira, em dias mais frios.

Como deixar ainda mais gostoso: faça uma farofa de pistache processando 100g de pistache e jogando por cima do creme e morangos.

 

Gostaram dessas receitas fáceis de fazer em 15 minutos? Querem outras?

 

Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, chef na Você Gourmet Gastronomia. Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.

Instagram: @vcgourmet | Facebook:www.facebook.com/vcgourmet

Compartilhe