Vamos falar de segurança na cozinha? | Mamis na Madrugada

Vamos falar de segurança na cozinha? Muito falamos nos cuidados que as crianças devem ter quando na cozinha e esquecemos que nós também podemos nos machucar neste ambiente.

segurança na cozinha

 

Aqui vão 10 dicas de como se proteger e evitar maiores riscos.

1. Use material de proteção

Avental de algodão (nunca de plástico), ou até mesmo uma blusa de manda comprida. Isso evita com que líquidos quentes ou mesmo fogo atinjam seu corpo e você se queime.

2. Use um perfex molhado embaixo da tabua de cortes.

Em especial, se ela for de polietileno! Isso porque a tábua pode escorregar por cima da pia e isso pode lhe levar a fazer um corte na sua própria mão. O paninho molhado usado embaixo delas não permite que escorreguem, evitando o acidente.

3. Facas e objetos cortantes

Certifique-se que suas facas e objetos cortantes (como tesouras próprias para a cozinha), estejam devidamente afiados e guardados com a serra para baixo. Isso vale também para descascadores e raladores. Assim quando for abrir a gaveta ou o local onde são guardados, você não corre o risco de se cortar.

4. Objetos de alumínio

Guarde objetos de alumínio como panelas, tigelas (bowls), formas (de bolo, assadeiras), em locais secos. Se estes objetos ficarem guardados em locais próximos a água ou úmidos, correm o risco de enferrujar e podem não somente machucar, como ainda te dar uma dor de cabeça, correndo o risco de ter que tomar uma antitetânica. Vai por mim, já vi casos desses! Se acontecer de um objeto seu entrar em contato com água e enferrujar, não tenha dúvida, jogue fora!

5. Quando cozinhando, foque 100% no que está fazendo.

A desatenção causa a maioria dos acidentes. Um óleo muito quente; uma água fervendo; o cabo da panela virado para fora… são inúmeros exemplos de acidentes que podem acontecer quando desviamos o foco.

6. Use as bocas do fundo do fogão para ferver água ou fazer fritura.

Assim você evita de se queimar ou alguém que esteja próximo, como uma criança por exemplo. E nunca jogue o alimento na fritura. Use uma escumadeira para colocar o alimento no óleo quente.

7. A luva térmica te ajuda a não se queimar, mas o pano de prato não!

Isso porque o pano pode estar úmido e o contato dele com algo quente pode te levar a uma queimadura séria. Se você o utilizar perto das panelas, cuidado para não atear fogo! É muito comum a pessoa deixar o pano queimar se usado perto da boca acesa do fogão, para segurar uma panela, para mudar o cabo da panela de lugar.

8. O chão está escorregadio?

Não dá tempo de limpar? Jogue sal no chão! O sal é um antiderrapante excelente!

9. Resolveu usar fritura e aqueceu demais o óleo e sua cozinha está cheia de fumaça: NÃO USE ÁGUA!

A água em contato com o óleo o faz explodir e o risco de se machucar é ainda maior! Desligue a chama e espere a fumaça dissipar. Se você fizer uma chama alta ou porque flambou algo ou porque a gordura que utilizou (manteiga, azeite, óleo) “subiu”, e ficar com medo, desligue a chama da boca do fogão e espere a chama dissipar. Não utilize um pano de prato para abafar, pois o vento só irá espalhar o fogo e deixar a situação ainda mais tensa.

10. Alguns aparelhos eletrônicos têm a tomada com pinos mais grossos.

Elas são de 20 amperes. Estes aparelhos exigem maior capacidade de energia e muito melhor que comprar um adaptador é trocar a tomada. É mais seguro e normalmente bem barato. Tomadas de 20 amperes usadas em adaptadores podem pegar fogo!

11. Extra: cuidado com pouca iluminação na cozinha; com chão escorregadio e fios soltos!

Cozinhe em ambiente arejado e busque não ter fatores externos que chamem sua atenção durante o preparo dos alimentos. Crianças correndo pela cozinha: jamais!!!

O que achou dessas dicas de segurança na cozinha?

 

Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, chef na Você Gourmet Gastronomia. Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.

Instagram: @vcgourmet | Facebook:www.facebook.com/vcgourmet

 

Compartilhe