Saiba o que faz o supervisor de vendas e como necessárias | Mamis na Madrugada

Saber o que faz o supervisor de vendas é importante tanto para quem deseja contratar esse profissional quanto para quem gostaria de seguir essa carreira. Como o nome sugere, é um cargo de muita responsabilidade, que requer experiência no setor de vendas. Certamente, é uma das funções mais importantes para que uma empresa se torne sólida e tenha um crescimento saudável.

Dentre as atribuições que definem o que faz o supervisor de vendas, a liderança e a capacidade de administrar uma equipe — para que trabalhe de forma otimizada — são as que precisamos destacar.

Hoje, o mercado de vendas brasileiro passa por um aquecimento sem precedentes, especialmente com o uso crescente da internet como um canal comercial. Por isso, as empresas devem se preparar para o crescimento nas vendas e, para atingir esse objetivo, devem contratar bons supervisores.

Já que as vendas constituem o maior motivo para uma empresa existir, saber o que faz o supervisor de vendas é primordial, pois é uma função que não se pode delegar a qualquer um e que deve ser desempenhada com todo afinco. Do contrário, outros setores da empresa, como o marketing, podem ser comprometidos.

Conheça a seguir o que faz o supervisor de vendas e quais são os seus principais ramos de atuação. Veja também a importância desse profissional no setor de vendas para as empresas e quais as principais funções que ele desempenha!

O que faz o supervisor de vendas?

A função do supervisor de vendas em uma empresa é fazer a ponte que conecta a diretoria da empresa com os vendedores. Dessa forma, o supervisor cria uma via de mão dupla de comunicação, pois, ao mesmo tempo em que reporta os sucessos, ou insucessos, da equipe de vendas, também passa as metas e orientações dos diretores para os vendedores.

Visto que os diretores exercem muitas funções em seus respectivos cargos de responsabilidade, é lógico que não podem disponibilizar tempo para treinar e avaliar os vendedores, além de colocarem as estratégias na prática no setor de vendas. Isso também envolve o que faz o supervisor de vendas.

Toda empresa reserva o cargo de supervisor de vendas para o trabalhador que é mais estratégico e organizado. Esse cargo é conhecido por ser do tipo onde várias funções são exercidas simultaneamente.

Ademais, o simples gerenciamento de pessoas, para que o time inteiro possa ter uma média de rendimento aceitável, ou de alta performance, também é uma tarefa difícil. Por isso, para realizar tais tarefas é muito importante que o supervisor de vendas consiga humanizar o atendimento para lidar bem com os seus clientes e equipe comercial.

Quais principais ramos de atuação do supervisor de vendas?

Por tudo o que faz o supervisor de venda, faz sentido que os ramos de mercado que mais contratam esse profissional sejam:

  • Alimentos
  • Farmacêutica
  • Têxtil/Couro
  • Agências de turismo/viagem

De todos esses ramos, o principal é o de alimentos, visto que essas empresas realmente necessitam de um supervisor de vendas competente.

É este profissional que identifica as necessidades dos clientes e acompanha os seus pedidos. O acompanhamento dos preços negociados e o estabelecimento de metas na área comercial também definem o que faz o supervisor de vendas.

Portanto, além de ser uma ponte que liga o setor de vendas à diretoria, o que faz o supervisor de vendas também diz respeito às ações isoladas, que são de responsabilidade exclusiva.

Importância do supervisor de vendas para empresas

Se analisarmos em termos de finalidade, o que faz um supervisor de vendas em uma empresa? Por que essa figura é tão importante? A resposta é: ele traz lucro!

Empresas boas, que crescem no mercado, sobem na curva do sucesso porque, ao invés de focar em contratar muitos vendedores, focam em obter um supervisor de vendas que saiba o que fazer.

Deixar de contratar vários funcionários no setor comercial, em detrimento de um só colaborador, pode soar contraintuitivo. Mas a importância do supervisor de vendas para empresas é tamanha, que somente esse profissional pode fazer toda a diferença no impacto dos ganhos.

Boas vendas não acontecem apenas porque os vendedores são bons. De fato, vender é um processo histórico, que envolve:

  • Produto ou serviço de qualidade
  • Estudo do público-alvo
  • Campanhas de marketing afiadas
  • Prospecção
  • Qualificação
  • Uso de CRM para o setor comercial

Tudo o que foi listado acima faz parte do processo de vendas. Logo, o trabalho de um supervisor é fazer a equipe de vendas entender como tudo se encaixa no processo. Dessa forma, ele constrói um time que pode ser menor mas que, certamente, é mais preparado. No fim das contas, isso reflete no volume de conversões e, consequentemente, na receita de uma empresa.

Conheça a história das vendas e impulsione a sua arte de vender! Até mais!

Compartilhe