Período fértil: como calcular? | Mamis na Madrugada

Como calcular o período fértil? Primeiramente, é importante você saber que descobrir o próprio período fértil é pura matemática e que você vai precisar fazer conta.

Mas, calma.

Como calcular o período fértil

O cálculo é exato e rápido de se fazer.

Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias.

Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data. Por exemplo, se o primeiro dia da menstruação de uma mulher foi dia 1º de outubro, este foi o início do seu ciclo, e no 14ª dia ela estará ovulando, ou seja, no dia 14 de outubro. Acrescentando três dias antes e depois dessa data, sabemos que o seu período fértil ocorrerá nos dias: 11,12,13,14,15,16 e 17 de outubro.
Como a maioria aqui já sabe, caso aconteça uma relação sexual nesse espaço de tempo sem nenhum método contraceptivo, haverá uma grande probabilidade de ocorrer uma gravidez.

Mas, doutor… para ciclos irregulares, a conta é a mesma?

Olha, neste caso é necessário ir ao ginecologista. Ele poderá te auxiliar nas contas que serão um pouquinho complexas. Para reduzir a margem de erro, a fórmula prevê um intervalo diferente. Depois de 12 meses, deverão ser subtraídos 11 dias do ciclo mais longo e 18 dias do mais curto. O resultado indica o período mais fértil. Por exemplo, em ciclos cujo período mais longo é de 32 dias e o mais curto de 23 dias, o cálculo seria: 32 – 11= 21 e, 23-18= 5. A janela da fertilidade, nesse caso, compreende o intervalo entre o 5º e o 21º dia, independentemente da duração do ciclo.

Ressalto aqui que algumas alterações sutis irão acontecer no seu corpo enquanto a fertilidade se instalar:
– você vai se sentir-se mais animada;
– terá um leve aumento da temperatura corporal;
– sentirá uma suave sensação de peso nas mamas;
– poderá sentir um pouquinho de dor na região pélvica e do abdômen;
– terá aumento do apetite e libido.

Aprenderam como calcular o período fértil?

Dr. Thomas Moscovitz | CRM 82581 | Ginecologista e Obstetra 

 

Compartilhe