Cuidados na recuperação pós Cirurgia Ortognática | Mamis na Madrugada

A cirurgia ortognática é um procedimento destinado a alterar a posição da mandíbula, maxilar e até mesmo das gengivas. A cirurgia pode dar aos pacientes uma melhor qualidade de vida e melhorar sua aparência.

A cirurgia de reposicionamento da mandíbula, comumente conhecida como cirurgia ortognatica, é projetada para melhorar a qualidade de vida e a aparência facial do paciente.

Realizado por um cirurgião especializado em periodontia, o procedimento ajusta a mandíbula, o queixo e as gengivas para obter ótimos resultados.

Ao longo do conteúdo, você aprenderá como o programa funciona e como ele oferece alguns benefícios para a pessoa que o faz. Boa leitura!

Como funciona o procedimento?

Na maioria dos casos, a cirurgia ortognática é realizada dentro da boca ou, em casos raros, é feito um corte no rosto do paciente.

Como o maxilar inferior precisa ser reposicionado, o cirurgião essencialmente “libera” o maxilar superior, o maxilar inferior ou o queixo e só o corrige após o posicionamento.

A parte final da cirurgia é a fixação da nova posição, que é feita com placas e parafusos de titânio.

Embora este seja um procedimento estético, muitos pacientes são encaminhados por um ortodontista devido ao uso ineficiente dos equipamentos odontológicos.

No entanto, é importante ressaltar que o uso do dispositivo antes da cirurgia é essencial, pois o alinhamento dos dentes é fundamental para que o encaixe durante a cirurgia ortognática seja perfeito.

Isso porque, dentes desalinhados e alturas diferentes podem afetar o resultado final e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente.

Seu dentista pode recomendar o uso de aparelhos removíveis após a cirurgia, mas isso pode variar de caso para caso. Por isso, ao procurar o ramo da odonto estética após a cirurgia, é importante saber se é necessário e principalmente, se é permitido.

Quais os cuidados do pós-operatório?

Para garantir o sucesso da cirurgia ortognática, o paciente deve seguir todas as orientações dadas pelo cirurgião.

Uma coisa a se observar é a dieta, pois nos primeiros dias, os indivíduos são aconselhados a consumir alimentos líquidos e pastosos para evitar sobrecarregar os músculos faciais e, portanto, a mandíbula e o maxilar.

Mudanças na dieta devem vir de aconselhamento médico. Por isso, os retornos são essenciais para que os especialistas avaliem os pacientes no dentista emergência 24 horas ou então, com consultas agendadas.

Atenção especial deve ser dada à higiene bucal. Isso porque é importante que a boca esteja livre de bactérias que podem causar dor e inflamação nesse momento.

Durante o pós-operatório, os especialistas também recomendam medicamentos, fisioterapia, ortodontia e psicoterapia.

Em todas as indicações, a cirurgia tende a ser bem sucedida e oferece muitos benefícios ao paciente.

Para quem é a cirurgia ortognática?

Os pacientes que vão a um consultório ter informações sobre cirurgia ortognática quanto custa são classificados como pacientes ortodônticos e são indicados para os seguintes grupos de pessoas:

  • Alterações no crescimento do maxilar;
  • Sorriso projetado pra frente;
  • Têm dificuldade em mastigar;
  • Possuem mandíbulas grandes ou pequenas.

Vale ressaltar que alguns pacientes, mesmo com deformidades decorrentes da síndrome, devem consultar uma equipe multidisciplinar a fim de encontrar a melhor via e segurança para o paciente, apesar da indicação cirúrgica.

Além disso, todo paciente que é orientado para a cirurgia deve passar por exames para avaliar a saúde geral.

Benefícios e vantagens da cirurgia ortognática

O tratamento odontológico e ortodôntico oferece muitos benefícios a todos os pacientes, mas a cirurgia ortognática é essencial para aqueles que carecem de qualidade de vida e autoestima.

Além disso, podemos citar melhorias na autoestima e aparência, qualidade do sono, fala, respiração e digestão como benefícios da cirurgia.

Isso acontece porque, ao mexer com a estrutura facial, a cirurgia ortognática pode, em última análise, mudar a forma como as pessoas pensam sobre sua aparência.

Uma das recomendações para a realização deste procedimento é também para fins de saúde, onde o bem-estar físico e emocional passa a ser uma garantia.

Visite o dentista regularmente

Para que a cirurgia ocorra conforme o planejado, todos os pacientes devem ter consultas regulares com profissionais, desde crianças a odontopediatras, antes e depois da cirurgia, assim como adultos.

Vale ressaltar também que, incluindo bons hábitos, como parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, melhorar a alimentação e a ingestão de água também são importantes para manter uma boa saúde bucal.

Os especialistas recomendam que os pacientes regulares visitem a cada seis meses, enquanto os submetidos à cirurgia ortognática devem fazer consultas mensais para ajuste do aparelho e qualidade pós-operatória.

Nessas avaliações, será possível tanto ver o cuidado com a sua cirurgia, como também realizar procedimentos como clareamento a laser dental, se necessário.

Na dúvida, consulte um dentista de sua confiança. Mas tenha em mente que somente profissionais experientes e qualificados devem realizar esse procedimento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Compartilhe