Dicas de como prevenir o tártaro | Mamis na Madrugada

Quando é consumido qualquer tipo de alimento e a escovação não é feita de forma correta, essa comida começa a se misturar com as bactérias e se tornar uma gosma, chamada biofilme bacteriano, conhecida também como a placa que forma o tártaro.

Quando essa placa bacteriana não é removida, ela vai crescendo, se multiplicando e passando a endurecer no dente. Isso acontece porque, na nossa saliva, existem minerais que se incorporam na placa bacteriana gerando uma mineralização, causando o tártaro.

Então, todas as pessoas possuem um pouco de tártaro. O problema é quando outras formas aparecem de forma mais rápida, de acordo com os seus padrões alimentares, de higiene e até mesmo características genéticas. 

Porém, de qualquer forma é importante adequar os cuidados, independente de maior ou menor propensão da formação do tártaro. 

Portanto, é importante atentar-se às técnicas de autocuidado, por meio de um convênio odontológico empresarial.

O tártaro também poderá trazer algumas influências, como problemas estéticos no suporte do dente e ocasionar até mesmo a perda dele. 

Por isso, ao notá-lo, é de extrema importância que busque de forma imediata um profissional que possa orientar e tratá-lo, antes que tragam consequências maiores.

Como descobrir se você está com tártaro?

Existem alguns tipos de tártaros que são visíveis, diferente das placas bacterianas que é uma película quase incolor. Portanto, é possível identificá-lo por meio das cores dos dentes, principalmente se possuir uma coloração marrom ou amarela.

Então, ele pode ser identificado por trazer alguns transtornos, como por exemplo:

  • Manchas nos dentes;
  • Escurecimento nos dentes;
  • Mau hálito;
  • Gosto não comum na boca;
  • Problemas gengivais;
  • Problemas periodontais.

Porém, nem sempre os tártaros são visíveis, por incrível que pareça, sendo necessário alguns exames radiográficos para enxergar e avaliar alguns tipos de tártaro. 

Eles costumam ficar na gengiva, porque entre ela e o dente, existe um espaço pequeno em que fica acumulado a placa bacteriana e pode endurecer também. 

Desse modo, é fundamental fazer esses exames, já que onde não é possível ver, é provável que a gengiva comece com um processo de deslocamento, causando uma evolução dessa inflamação e acontecendo a absorção. 

Por isso, ao notar uma diferença, realize visitas ao dentista de um plano odontológico empresarial.

Quais são os perigos do tártaro?

Ele pode afetar os tecidos periodontais, em que as bactérias começam a atacar no suporte dos dentes, fazendo com que eles fiquem moles e causando a perda deles.

Além desse fato extremamente grave, ele também pode afetar na estética, como por exemplo, alterar na pigmentação do esmalte, que é a parte branca do dente. 

Isso faz com que ela fique amarelada ou até mesmo escurecida de maneira excessiva. Portanto, o dentista do plano dental para empresa dará o melhor diagnóstico.

Além disso, isso também pode influenciar no aparecimento do mau hálito, uma situação que torna extremamente desagradável para situações tanto pessoais quanto profissionais.

Pelo fato do tártaro se formar sobre a gengiva e irritar os tecidos gengivais, também poderá desenvolver até mesmo a cárie ou a gengivite. 

A cárie também poderá danificar o esmalte do dente, fazendo com que ele fique amarelado, danificando toda sua estética. 

Então, é muito importante que um profissional de qualidade inicie um tratamento. Por isso, entenda como funciona o plano odontológico da empresa.

Quais são as melhores dicas de como prevenir o tártaro?

Muitas pessoas se incomodam com o tártaro, principalmente pela sua influência na saúde bucal e no aspecto estético. 

Por conta disso, as pessoas passam a não gostar do que enxergam, como por exemplo, as manchas nos dentes. Essa questão pode afetar até em algumas situações, como uma entrevista de emprego. 

Por isso, para que ele seja evitado, é extremamente importante fazer uma excelente higiene oral, com escova e fio dental. 

Além disso, deve procurar os dentistas para realizar a profilaxia, que é uma limpeza profissional ao menos a cada 6 meses.

Porém, quando ele se encontra já estabelecido, somente o dentista poderá fazer a remoção, utilizando os equipamentos necessários e profissionais de qualidade do melhor plano odontológico do brasil.

Então, o tártaro é a placa bacteriana calcificada, além de ser algo poroso, fazendo com que seja mais propício para as bactérias ficarem alojadas. 

Para realizar uma excelente prevenção, é extremamente importante que o paciente faça uma higienização bucal correta, uma limpeza dental profissional e mantenha uma dieta regulada e sempre busque ajuda profissional.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Compartilhe