Round 6: crianças podem ver a série do momento da Netflix?

Round 6: crianças podem ver a série do momento da Netflix? A nossa Dra. em Psicologia e CEO do Mamis, Vanessa Abdo Benaderet, responde nesse post.

A série coreana Round 6 é um dos maiores sucesso da história da Netflix. Proporcional também é a polêmica que a envolve.

Sem que esse fosse o objetivo, a série está fazendo muito sucesso entre as crianças! Mas por quê?

Uma boneca gigante, brincadeiras infantis famosas como “batatinha frita 1, 2, 3”, “bolinha de gude” e “cabo de guerra” e jogos atraem os pequenos!

Uma boa opção para Séries, filmes e programas de Tv, é a Sky Tv que conta com o Sky on demand, com filmes e séries disponíveis à qualquer hora.

Mas quais os riscos das crianças verem?

O importante é pensarmos como é feita a sugestão de classificação etária de séries, filmes, jogos e programas. Uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, pedagogos etc. avaliam o conteúdo. Nesse caso, a idade é acima de 16 anos justamente por conter cenas de torturas psicológicas, violência explícita, suicídio, sexo e tráfico de órgãos.

Esses temas exigem maturidade cognitiva e emocional para serem elaborados. e adolescentes e crianças não as têm para a forma como esses conteúdos aparecem na trama.

No fim, em meio a muita violência existe um prêmio milionário. O que ajuda a banalizar ainda mais o “vale tudo por dinheiro”.

Esse estilo de conteúdo coreano ficou famoso com o filme “Parasita” de 2019; que é uma crítica à disparidade econômica na Coréia.O mesmo pode ser visto no Round 6 com uma dose mais explícita de violência.

Round 6

Inadequado para crianças

Aqui não temos a intenção de analisar os gostos por esse tipo de conteúdo. Mas como Doutora em Psicologia precisamos alertar aos pais sobre a inadequação dessa série para as crianças, esse é o ponto central.

E quando o filho diz que todos os amigos estão vendo? Ótima oportunidade de qualificar o argumento de que “você não é todo mundo!”. E principalmente que você não precisa fazer o que todo mundo faz (principalmente algo inadequado) para ser aceito.

Talvez o que confunda os pais para a tomada de decisão é que fomos criados assistindo bigornas esmagando personagens infantis. Seria o mesmo tipo de violência? A confusão não se justifica. A resposta é não. Não é o mesmo tipo de exposição.

Os personagens de desenho animado não são realísticos, não fazem parte do cotidiano real do nosso universo! São fantásticos, imaginários. Percebe a diferença?

E por fim, vale destacar que o conteúdo de Round 6 tem sido visto em outras plataformas como no TikTok e no Roblox. Ou seja, mesmo sem assistirem a série, as crianças acessam esse conteúdo inadequado por outras vias. E então o que fazer?

Proibir! Explicar que não pode!

Ahhh mas eles vão ver escondido!

Verdade! Algumas crianças provavelmente vão ver ou já viram mesmo sendo inadequado. Sendo assim, vamos manter o canal de comunicação aberto e responder às perguntas sobre os temas de forma adequada à idade do curiosinho.

Aliás, essa dica vale sempre!

Compartilhe