Criança pode pintar ou alisar o cabelo? | Mamis na Madrugada

Criança pode pintar ou alisar o cabelo? Você já teve essa dúvida?

Bom, digo a você que nesse caso a permissão dos pais não é suficiente. E você sabe o porquê?

Porque existe uma lei no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe utilizar produtos químicos que causem mudanças permanentes nos cabelos das crianças menores que 12 anos.

Criança pode pintar ou alisar o cabelo

O profissional de beleza que realizar serviços químicos em crianças menores de 12 anos pode responder criminalmente. Inclusive, mesmo que os pais se responsabilizem.

Mas, por que não pode?

O couro cabeludo das crianças não está totalmente protegido contra processos de descoloração, tinturas, alisamentos e permanentes. Por isso, podem causar danos irreparáveis no couro cabeludo e no folículo capilar, além de alergias.

Outra questão é que muitos desses produtos possuem desreguladores endócrinos (substâncias capazes de alterar o nosso sistema hormonal). Aumentando o risco desta pessoa à várias doenças endócrinas, como puberdade precoce e doenças da tireoide.

Então, ALISAR na infância não pode. Empodere a sua filha e faça ela ter orgulho do cabelo lindo que tem. E sobre PINTAR o cabelo, se for muito o desejo da criança, procure alternativas TEMPORÁRIAS e adequadas para a idade dela.

Procure sempre produtos registrados pela ANVISA e leia rótulos, afinal nenhum é 100% seguro. Agora quero saber de vocês, a sua filha já pediu para pintar/alisar o cabelo?

E compartilhe essa informação com uma mamãe que ainda não sabe se criança pode pintar ou alisar o cabelo.

Dra Gabriela Azevedo | Endocrinopediatra
CRMMG 59542/ RQE 50806

Compartilhe