barra

Hoje vou fazer um daqueles posts completos sobre protetor solar com cor. Um guia mesmo, onde você pode tirar todas as dúvidas sobre os protetores solares com cor. Eu nunca fui muito fã desse tipo de produto, mas principalmente por ainda não ter encontrado um com uma textura que me agradasse. Até que experimentei o Sun Fresh Derm Care Facial FPS 70 da Neutrogena. Não vou falar só dele, mas sim da categoria de produtos “protetor solar com cor”.

Independente da estação do ano, o uso do protetor solar é indispensável e deve ser usado diáriamente. O papel dele é proteger a pele dos raios solares e mantê-la mais jovem e saudável, além de evitar rugas, linhas de expressão e o envelhecimento precoce da pele. Quando você não usa, tem mais chances de desenvolver manchas, oleosidade excessiva ou ressecamento e aumetamos o risco de um câncer de pele.

protetor solar com cor

 

Protetor solar com cor ou sem cor?

Muitos acham que a única grande sacada dos protetores solares com cor é que, além de proteger a pele do sol, com FPS, eles ainda disfarçam as imperfeições e uniformizam o tom da pele. Quase como uma base, de acabamento leve. Quase, porque ela é bem mais que isso.

Todos os protetores solares protegem dos raios UVA e UVB, formando uma barreira de proteção, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Mas, o protetor solar com cor, além disso, defende a pele da luz visível (aquela luminosidade que vem das telas e lâmpadas fluorescentes). Claro que o dano maior é feito pelos raios solares, mas essa luz visível tem efeito cumulativo, e a longo prazo pode causar manchas na pele. Hoje em dia, já temos surgindo no mercado alguns protetores solares incolores que protegem da luz visível, mas é pouco comum.

 

Escolhendo o seu protetor solar com cor

Esse ponto vale tanto para os protetores solares com e sem cor. Como escolher o seu? É importante focar principalmente na composição, textura e acabamento, e levar bastante em consideração seu gosto e seu tipo de pele. Se sua pele for oleosa, um protetor solar oil-free com efeito mate e toque seco será sua melhor opção. Já se você tem a pele mais seca, as versões em creme são para você.

Seu produto escolhido, além de ter as funções principais de um protetor solar, pode também contar com benefícios, como ação antioxidante, hidratante, clareadora ou anti-idade, por exemplo. Vai depender de você escolher quais funções extras seu protetor solar com cor terá.

Outro ponto importante é ver se o protetor solar escolhido não “derrete” quando você transpira ou molha, em dias mais quentes, perdendo assim sua eficácia. O recomendável é sempre escolher os produtos que são resistentes a água, assim você pode viver a vida sem se preocupar em reaplicar o protetor solar. Aqui falando num dia a dia qualquer – caso esteja em local aberto e exposta ao sol, a reaplicação é indicada a cada 2 horas.

 

 

Facilitando sua rotina de skincare

Usar protetor solar com cor pode acabar facilitando bastante a sua rotina de skincare. Vejam só: se você for usar uma base, ainda que ela tenha FPS, será baixo e você ainda terá que colocar um protetor solar incolor por baixo. São dois passos.

Já, se você escolhe o protetor solar com cor, em uma só camada, você resolve a proteção solar (e contra a luz visível tambem), e a uniformização da pele, dando uma praticidade na rotina de skincare. Vale lembrar que funciona bem para quem usa bases leves e sem grandes coberturas. Um protetor solar com cor não terá uma cobertura igual de uma base super potente.

 

Meu escolhido

Depois de testar vários protetores com cor e não me adaptar com nenhum, foi a vez de testar o Protetor Solar Sun Fresh Derm Care Facial FPS 70 da Neutrogena. Eu ganhei em um dos recebidos maravilhosos que a Johnson & Johnson manda pra gente de vez em quando, e fui testar.protetor solar com cor

Ele é um protetor solar facial multibenefício ideal para a pele mista a oleosa, já que possui textura cremosa (quase de mousse) e levinha, que espalha facilmente e deixa a pele bem sequinha, e também não derrete. Gente, é muito leve e fica muito sequinho ao toque. Eu tenho pavor de protetor solar que deixa melecado, e esse é perfeito.

Ele tem uma alta proteção solar (FPS 70), mantém a oleosidade da pele controlada por até 12 h e é não comedogênico e não obstrui poros. Já estava achando a descrição dele ótima, mas não pára por ai: ele ainda tem duas tecnologias importantes. A  primeira é a exclusiva tecnologia Helioplex XP, que oferece proteção eficaz contra os raios UVB, UVA e ajuda a proteger contra a luz visível.

A segunda é um complexo antioxidante rejuvenescedor com niacinamida (ativo clareador de sinais causados pelo sol), Vitamina C e Feverfew, poderosos antioxidantes.

 

Ah, e ele pode ser encontrado com FPS30, além de ambos com opções sem cor e com cor (clara, morena e negra). A cor do meu é pele morena, tom médio, e ela se adapta perfeitamente à minha pele. Tem à venda nas farmácias, e também no site da Época Cosméticos, por R$48,90.

 

Outras opções

Tem um outro produto que fiquei muito afim de testar, o Pigmento para Protetor Solar Color Dose Anthelios da La Roche-Posay. Você compra um tubinho sem cor, e um com cor, e faz sua misturinha para sua cor ideal. Ou, se já tem seu protetor solar sem cor que ama, pode comprar só a cor e pronto, mistura e você tem seu protetor solar favorito, com o seu tom de pele.

protetor solar com cor

Ele não tem cheiro e não altera a textura do protetor. Legal né? Achei inovador.

 

E vocês, usam protetores solares com cor, ou sem cor? Qual? Me contem!

 

Compartilhe