barra

Muitas mães sofrem com os famosos enjôos e azia durante a gravidez. Como melhorar o enjôo e azia na gravidez? Provavelmente esses incômodos vão aparecer em alguma fase do período de gestação. Esse desconforto geralmente é sentido pelas grávidas no primeiro trimestre e tende a desaparecer após essa fase da gestação. No entanto, em alguns casos, o enjoo também pode durar toda a gravidez.

Por isso, o 7 dicas de hoje traz boas orientações para minimizar esse incomodo. Para as mamães que sofrem com os enjôos e azias, algumas dicas:

1. Alimentação fracionada

A alimentação fracionada e  em pequenas quantidades, evitando o jejum prolongado é uma ótima forma de diminuir o enjôo.

2. Ingerir alimentos secos

Como crackers e nuts, por exemplo castanha do Pará, amendoim, castanha de caju e nozes.

3.  Comer antes de levantar da cama

Ter sempre bolacha água e sal ao lado da cama e comer antes de se levantar;

4. Ingerir alimentos gelados;

Sorvetes, iogurtes, açai, água saborizada ou chás. O picolé de limão é uma unanimidade para ajudar a aliviar os enjoos da gravidez. São alimentos mais leves e de fácil digestão, o que é ótimo, já que durante a gravidez a digestão é mais lenta devido às alterações hormonais. E essas alterações hormonais podem  provocar mais enjoo.

como melhorar o enjôo e azia na gravidez

5. Não ingerir líquidos durante as refeições.

O ideal é aumentar líquidos e frutas entre as refeições.

6. Ingerir limonada ou limão

Limonada e limão ajudam a controlar a náusea. Assim como água com pedaço de gengibre, ou até mesmo, chá de gegibre.

7. Evitar alimentos gordurosos e muito condimentados.

Evite doces, frituras e alimentos gordurosos. Use poucos temperos, evite alimentos com cheiro forte e muito condimentados. Esses tipos de alimentos podem piorar a sensação de enjoo.

Caso essas medidas não sejam suficientes de como melhorar o enjôo e azia na gravidez, é bom sempre procurar o seu médico. Afinal, é importante que a grávida esteja bem nutrida e bem hidratada, tanto para o seu bem-estar quanto para o desenvolvimento do bebê.

 

Michelle Fischer | Nutricionista

E-mail: michellefnutri@hotmail.com

 

 

Compartilhe