O que é APGAR? | Mamis na Madrugada

O que é APGAR? É uma nota dada ao bebê pela sua vitalidade ao nascimento. É uma forma de avaliação do pediatra mostrando se o bebê está bem ou não. Ela incorpora dados objetivos como frequência cardíaca, respiratória, cor, além de dados subjetivos como tônus e reatividade.

O que é APGAR

Tendo 5 elementos que valem de 0-2, a nota máxima do APGAR é 10.

Compõem o APGAR, notas de 1 e 5 minutos. Normalmente são marcadas com uma barra entre elas. Exemplo: 7/9.
O APGAR de 1 minuto, que é feito com 1 minuto de vida da criança avalia como foram as condições pré-parto além do próprio parto. Essa nota ajuda o médico na tomada de conduta.

Se o APGAR é baixo, atitudes como resfriamento e ida a UTI melhoram a sobrevida além da manutenção da função cerebral do bebê.

Uma nota acima de 7 é considerado normal.  O de 5 minutos, feito aos 5 minutos de vida do bebê é o mais importante e mostrará possivelmente se teremos sequelas em um nascimento muito difícil.

Chamamos isso de prognóstico. Um APGAR de 5 minutos acima de 7 mostra que o bebê não terá sequelas para sua vida mesmo com um de 1 minuto sendo mais baixo.

Um APGAR de 5 minutos menor que 7 levará o neonatologista a ser mais zeloso no começo da vida solicitando os exames necessários.

 

Dr. Ariel Levy | Clínica Pediátrica com excelência em conhecimento e atendimento absolutamente personalizado.
☎️ 11 43062242/ 11 999700505  |  Av. Angélica 688 1° andar

Compartilhe