Como saber se meu filho está no estirão de crescimento?

Será que seu filho está no estirão de crescimento típico da puberdade?

O estirão de crescimento, ou estirão puberal, é uma fase em que a criança/adolescente aumenta muito a sua velocidade de crescimento e cresce quase o DOBRO do que vinha crescendo antes.

E qual a idade esperada para o estirão?

Não existe uma idade certa para ocorrer, afinal o que determina o seu surgimento são os marcos da puberdade.

Como é o estirão em meninas e meninos?

Nas meninas, o estirão ocorre no início da puberdade e após o aparecimento das mamas. Ocorre entre 8 e 12 anos, nos estágios 2 e 3 de Tanner* e crescem cerca de 8 a 10cm por ano nesta fase.

 

estirão de crescimento

Nos meninos, o estirão é mais tardio, em fase mais avançada da puberdade, quando o desenvolvimento genital já está evidente. Ocorre nos estágios 3 a 4 de Tanner* e geralmente após os 12 anos de idade e crescem cerca de 10 a 12cm por ano nesta fase.

E é por isso que as meninas são temporariamente mais altas que os meninos no início da puberdade.

A sequência acima não é regra. Há adolescentes que são maturadores rápidos e crescem antes e há os que são maturadores lentos e demoram mais para atingir o estirão.

Caso esteja em dúvida se a puberdade do seu filho (a) está evoluindo de forma normal, procure um endocrinopediatra.

 

Dra Gabriela Azevedo | Endocrinopediatra
CRMMG 59542/ RQE 50806

 

 

* A escala de Tanner (ou estágios de Tanner) é uma avaliação da maturação sexual através do desenvolvimento físico de crianças, adolescentes e adultos. A escala define as medidas físicas de desenvolvimento baseado nas características sexuais externas primárias e secundárias, tais como o tamanho das mamas, os órgãos genitais, o volume dos testículos e o desenvolvimento de pelos pubianos e axilares. – Fonte: Wikipedia.

Compartilhe