MASSAGEM NA GRAVIDEZ AJUDA A DIMINUIR DORES E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA | Mamis na Madrugada

As técnicas terapêuticas durante o período de gestação contribuem para aliviar os sintomas físicos e emocionais como depressão, estresse e ansiedade, além de hidratar a pele e prevenir estrias

A massagem na gravidez pode ajudar a mulher a lidar com as mudanças em seu corpo. A terapia é especialmente útil para aliviar o desconforto em um momento em que não se pode usar alguns medicamentos ou outras opções médicas.

Durante a gravidez, o corpo passa por muitas alterações estéticas e fisiológicas, por exemplo, o volume de sangue aumenta em até 50%. Isso causa pressão na parte inferior das pernas. Assim, o terapeuta evitará a massagem profunda e, em vez disso, usará movimentos leves, relaxantes e longos que ajudam a circulação.

Afinal, a gravidez pode colocar muito estresse nas costas, ombros, pescoço e músculos abdominais. Por isso, a massagem na gravidez é projetada para aliviar algumas das dores mais comuns durante este processo. Um massagista qualificado entenderá as áreas a serem direcionadas e quais evitar.

Antes do início da massagem, o terapeuta conversa com a paciente sobre sua saúde e estilo de vida. A grávida deita em uma mesa de massagem especialmente projetada, sendo coberta por toalhas para proteger sua privacidade e mantê-la aquecida. Cremes ou óleos poderão ser usados durante o procedimento.

Normalmente, a terapia dura em torno de uma hora. Alguns praticantes usam uma mesa de massagem própria para grávidas, projetada para acomodar a barriga de uma mulher grávida. Outros usam travesseiros especiais chamados bolsters, para posicionar uma mulher confortavelmente de lado. Isso ajuda durante os estágios posteriores da gravidez. Deitar de lado costuma ser a posição mais confortável.

Os benefícios da massagem para a saúde da grávida promovem a redução do estresse, o relaxamento dos músculos, o aumento do fluxo sanguíneo e a melhora do sistema linfático. Também pode melhorar o humor, o sono e diminuir a ansiedade.

A massagem na gravidez também demonstrou ser muito eficaz durante o trabalho de parto para ajudar a controlar a dor e melhorar a experiência emocional no processo. É uma maneira de mover suavemente as áreas doloridas e aumentar sua amplitude de movimento com cuidado, aliviando a dor.

Massagem na gravidez é segura?

Sim, mas é importante certificar-se de que seu massagista seja devidamente treinado em massagem na gravidez. Ele deve evitar pressionar certos pontos do corpo, usando apenas movimentos suaves na barriga. Camas aquecidas ou cobertores elétricos não são recomendados na gravidez.

É fundamental sempre conversar com o médico antes de fazer uma massagem na gravidez, especialmente se a gestante estiver no primeiro trimestre; tiver náuseas, vômitos ou enjoos matinais; for de alto risco para aborto espontâneo; tiver uma gravidez de alto risco (como pré-eclâmpsia ou pressão alta); tiver trombose venosa profunda, dor abdominal ou sangramento e inchaço de uma ou ambas as pernas.

Relaxamento total

Redução da ansiedade. Embora a gravidez seja um momento maravilhoso para muitas mulheres, pode haver muita ansiedade. A massagem é uma forma de se conectar com o corpo, aprender a se sentir segura com as mudanças e, assim, diminuir este sintoma.

Sono melhorado. Bem quando a gestante precisa de uma boa noite de sono para se preparar para o trabalho de parto e um recém-nascido, ela acaba se revirando a noite toda. A massagem melhora os níveis de hormônios do bem-estar – serotonina e dopamina -, proporcionando relaxamento e sono mais tranquilo.

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Miami sugere que a massagem terapêutica pode ter vários efeitos positivos para as grávidas, incluindo a diminuição do hormônio do estresse norepinefrina. Em outra pesquisa, a massagem na gravidez em mulheres deprimidas, os pesquisadores diagnosticaram a diminuição dos níveis de cortisol, um indicador de estresse, além de uma melhora geral no humor.

Ligação com o bebê. Muitas gestantes acham que sua gravidez pode parecer uma montanha-russa. Fazer malabarismos com o trabalho, e talvez outros compromissos familiares, pode acabar parecendo que a gravidez está simplesmente acontecendo e é difícil conectar-se ao bebê real que carrega. A massagem na gravidez é um momento para desacelerar e se concentrar em si mesma e no bebê.

Primeira fase do trabalho de parto. Se a grávida está em um primeiro estágio prolongado, uma massagem pode ajudá-la a se sentir mais calma, no controle e mais capaz de lidar com as contrações.

Dor ciática e pélvica. Os hormônios da gravidez, combinados com o aumento do peso do bebê no espaço pélvico, podem, em algumas mulheres, causar dores ciática e pélvica. Isso pode ser particularmente angustiante e difícil de gerenciar. O massagista pode trabalhar com cuidado para aliviar as dores ao redor das articulações pélvicas, nas nádegas e pernas.

Reduzir o inchaço do tornozelo e pés. Não é incomum que as mulheres grávidas sofram com pés doloridos e inchados. A pressão extra do útero, além do aumento do volume de sangue, causa o inchaço. Movimentos suaves de massagem ascendente podem aliviar esse inchaço.

Modalidades

Ao contrário de outros tipos de massagem, que podem ser um pouco intensos para uma mulher grávida ou alguém com dor, o shiatsu é uma abordagem mais suave e holística para combater os sintomas que geralmente afligem as gestantes.

Embora seja mais suave, não significa que seja menos eficaz. Através de uma combinação de movimentos de massagem terapêutica, técnicas de alongamento suave e pressão dos dedos, o shiatsu cura o corpo, trata a dor e melhora o seu bem-estar físico e mental. Não é doloroso.

Já a drenagem linfática traz benefícios, como alívio do inchaço das pernas e pés da grávida. A técnica envolve a manipulação suave de áreas específicas do corpo para ajudar a linfa a se mover para uma área com vasos linfáticos em funcionamento.

Durante a gravidez, a reflexologia também mostrou ser uma grande ajuda para aliviar as imperfeições desagradáveis ​​que as futuras mamães sofrem. Acredita-se que ajude a equilibrar a montanha-russa hormonal e emocional que a gravidez cria e pode aliviar os sintomas de ansiedade.

A massagem diária com um óleo de massagem ayurvédico, à base de plantas, alimenta a microbiologia da pele, bem como acalma o sistema nervoso sensorial da mãe. A automassagem, ou com a ajuda do parceiro ou parceira, a terapia é muito benéfica, porque é aplicada suavemente na barriga e mamilos (preparando a área para a amamentação), especialmente nos 8º e 9º meses.

De problemas pré-concepcionais e pós-natais a doenças não relacionadas à gravidez, como dores no pescoço e nas costas, enxaquecas, dores nas articulações, todas as modalidades citadas devem sempre se concentrar no conforto, na segurança e bem-estar do bebê.

 

 

Compartilhe