7 dicas para ouvir menos "não" do seu filho pequeno

O Terrible Two é uma fase esperada e assustadora para alguns pais e, para os pequenos, é uma fase de descobertas! É quando descobrem o poder de negociação, que também podem colocar limites nos adultos e impor condições para seus desejos. E como fazer para ouvir menos “não” do seu filho?

ouvir menos "não" do seu filho

Por isso, saber como lidar com os pequenos de forma que ajude-os a passar por essa fase de uma forma mais tranquila e tenha um aprendizado positivo que carregue pela vida toda é essencial.

Hoje viemos trazer 7 dicas para ouvir menos “não” do seu filho pequeno, e você passar por essa fase com  mais leveza:

1. Antes de “ atrapalhar” 

Antes de atrapalhar algo que seu pequeno esteja fazendo, sempre o avise com antecedência.

2. Avise o que pode e o que não pode

Sempre que forem sair de casa e forem levar os pequenos junto, avise aonde vai e o que vai fazer, principalmente o que não poderá fazer!  Ex: Vamos ao mercado comprar ingredientes para a janta. Dessa vez você poderá me ajudar a pegar a farinha, mas não pegaremos nenhuma sobremesa ou brinquedo!

3. Só pergunte quando a resposta da criança for levada em consideração

Evite fazer perguntas que exijam respostas como “Sim” ou “não” caso o pequeno não possa de fato opinar. Nesta fase eles estão começando a perceber o quanto suas opiniões impactam no dia-a-dia e é importante para eles sentir que sua opinião é valida.

4. Dê opções

Quando precisar dar um comando ao pequeno sobre algo que não é negociável, como trocar a fralda por exemplo, pergunte : “Você quer trocar a fralda no tapete ao lado dos brinquedos ou la no trocador do seu quarto?” Assim o pequeno sente que tem poder de decisão e não terá dificuldade de seguir os seus comandos.

5. Observe os sinais de sono!

Geralmente nessa idade os pequenos estão em uma transição de sonecas e não dormir mais depois do almoço ou dormir apenas 1x por dia não significa que precise dormir menos horas em um dia. Apenas significa que o pequeno consegue passar mais tempo acordado. Por isso, ao primeiro sinal de sono como esfregar os olhos, ficar mais quentinho, chorar com facilidade  ou ficar mais grudadinho  com os responsáveis devemos ajudar os pequenos a descansar!

6. Escute seu filho!

Quando começam a se expressar com mais clareza tentam fazer novas tentativas de sons e de junção de palavras e quando não é ouvido pelos responsáveis tende a se irritar e ficar frustrado em relação a sua fala. Quando ver alguma tentativa de comunicação, ouça com atenção e ajude o pequeno a se expressar perguntando o que ele quer, dando opções visíveis e fazendo conexões mais claras de palavras para ajuda-lo a descobrir a forma certa de expressar o que queria.

7. Evite comparações!

Apesar de sabermos que sempre é negativo falar sobre o seu pequeno de forma negativa para outras pessoas com ele por perto, nessa idade os pequenos estão mais atentos a tudo que está acontecendo e além de acreditar em tudo que os pais falam também age de acordo com o que os pais falam sobre ele! Lembre-se que apesar de seguir um padrão de desenvolvimento toda criança é única e as janelas de aprendizado são gigantes. Se o seu filho ainda não faz algo que o filho da amiga faz, não fale sobre isso na frente dele de forma negativa! O incentive a tentar novas possibilidade e se você ficar na dúvida sobre o desenvolvimento dele busque trocar com um profissional, em particular!

Gostaram das dicas como de ouvir menos “não” do seu filho? As fases dos pequenos parecem um grande elefante branco e parece que a cada dia tem uma nova dificuldade. Mas quando enxergamos o padrão nos comportamentos e entendemos que os pequenos são serem extremamente inteligentes e ligados a nós emocionalmente, lidamos com os acontecimentos e dificuldades com dia-a-dia com mais leveza, trazendo tranquilidade para a criança e para a família.

Thays Matias | Pedagoga, educadora infantil em disciplina positiva, educadora parental em disciplina positiva, mãe do theo, da Thala e da Isis, certificada em psicologia do desenvolvimento infantil e fundadora da www.ludiqueedu.com.br

Compartilhe