O perigo de rotular os filhos | Mamis na Madrugada

Você sabe o perigo de rotular os filhos?

“Preguiçoso!”

“Bagunceiro!”

“Gênio!”

“Desajeitado!”

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu ou chamou uma criança por esse ou outros “nomes”!

Infelizmente, temos um padrão cultural de rotular e diferenciar nossas crianças a partir daquilo que consideramos ser sua “personalidade”. Mas, ledo engano!

Na primeira infância, o cérebro da criança está em formação, ele é imaturo e por esse motivo, a criança ainda não tem um referencial sobre si, além de ser incapaz de interpretar o que os adultos falam. Portanto, crianças entendem de forma TOTALMENTE LITERAL!

Somos nós pais, com aquilo que fazemos e falamos, que direcionaremos a verdade que a criança tomará para si.

 

perigo de rotular os filhos

Assim, quando uma criança escuta que ela é muito preguiçosa, ela não entende que aquilo é uma “força de expressão” e sim, acreditam que SÃO preguiçosas e tomam esse rótulo como seu “guia”, sua VERDADE. E esses discursos sendo repetidos com frequência moldam o pensamento da criança sobre si e direcionam seu comportamento para corresponder a esse padrão criado por nós.

Na nossa incompreensão sobre o funcionamento neural da criança, acabamos estimulando e reforçando o comportamento gerador de conflito, além de ofuscar a real necessidade da criança e o que realmente está por trás daquele “rótulo”!

Na rotina do dia a dia, na hora da “raiva”, mas tente apenas lembrar que eles estão aprendendo sobre si e sobre o mundo.

O que fazer então?!?

Não diga “Você é preguiçoso!” Por exemplo, mude para “Porquê você está com dificuldade para fazer isso?”

Afirmações negativas serão carregadas ao longo da vida! Mudar a forma de falar com seu filho, com certeza, fará sua relação com ele ser melhor!

O que achou da informação sobre o perigo de rotular os filhos? Fez sentido para você? Me conte nos comentários!

 

Roberta Ocaña | Psicóloga Materna Infanto Juvenil | Pós Graduada em Psicologia da Infância|  Especialista em Ludoterapia|
Atendimento Presencial e Online | 11-99757-2125

Compartilhe