Dicas de papinhas para viagens | Mamis na Madrugada

Férias logo estão aí e muita gente vai pegar avião. Por isso, separei algumas dicas de papinhas para viagens.

papinhas para viagens

Minhas dicas são de papinhas para viagens com bebês e como levar a papinha no voo! Vou dividir com vocês nossas últimas férias para Disney, com o meu segundo filho ainda com 9 meses.

Na verdade, eu viajei bastante com os meus filhos ainda pequenos e comendo papinha. Mas, errei até acertar! Hoje eu trago algumas receitas, mas, especialmente, dicas do que fazer para se organizar para a viagem com bebês que comem papinhas!

O que deu errado?

Parece um monte de cacarecos, mas, te garanto, de tudo que fiz, foi a melhor solução! Tentei levar comida para fazer no outro país, tentei levar comida de empresas especializadas em papinhas, em isopor feito para durar em viagem, chegou tudo “vencido”; tentei em outra viagem novamente, chegaram em excelente estado, mas o hotel não tinha espaço de armazenagem para a caixa, que era muito grande… difícil!

Como acertar?

Hoje eu levo na mala a ser DESPACHADA: mixer, um conjunto de talheres (faca, garfo e colher de sopa), potes de plástico descartáveis BPA Free com tampa hermética que podem ir ao congelador e microondas. Na mala de mão: uma sacola térmica e gelo em gel (aquele do plástico azul).

Para a viagem de avião eu preparo uma papinha bem grossa. Por quê? Porque nos aviões é proibido ter microondas! As aeronaves são, hoje em dia, equipadas com fornos ultra modernos programados para receber a comida já na bandeja, que chega fresquinha do local de produção. Os atendentes apenas inserem as comidas “geladas” (saladas e sobremesas), assim que o processo do forno termina e sua comida já sai na temperatura correta para consumo. Isso envolve um monte de legislações e, em especial, medidas de segurança.

Então, como não existe mais a possibilidade de termos ondas eletromagnéticas nos vôos, minha dica é fazer a papinhas para viagens seja engrossadas e pedir que a “flight attendant” coloque a água fervendo nela, tanto para esquentar quanto para afinar e deixar a papinha mais cremosa.

 

Como eu faço?

Uso alguns ingredientes que se eu bater no mixer ou no liquidificador, ficarão mais grossos, mas que com água, não percam tanto o gosto. Em seguida, refogo frango na cebola e alho, bato no mixer para desfiar.

Eu sempre coloquei uma pitada de sal, para dar mais sabor ao frango. Mas, fiquem à vontade para usarem ou não.

Então eu bato os legumes da minha preferência: cenoura, abobrinha, vagem, mandioquinha, por exemplo. Sempre coloquei ao menos 4. Bato tudo no mixer, misturo o frango e coloco no pote hermético de plástico.

E por que plástico?

Não seria mais aconselhável vidro? Claro! Mas, aqui temos uma questão de peso e de probabilidade de quebra. Se quebra um vidro, podem imaginar o perigo e a bagunça, né? Então uso portinhos descartáveis, para ir eliminando ao longo da viagem.

Coloco no congelador e retiro na hora que formos para o aeroporto. Na sacolinha térmica, com gelo em gel, tudo a mão e bem simples, para usar na hora da refeição.

Aqui viajamos apenas de dia com as crianças. Isso porque todos temos mais disposição de dia e se eles não conseguem dormir bem ou mesmo o bercinho do voo for pequeno demais (era o caso do meu segundo filho), mais fácil ficar acordado durante o dia do que à noite. Então minha programação é levar 3 potinhos de papinha na sacola térmica. Almoço e janta e uma para um “vai quê”.

Chegando em outro país

Nossa programação é sempre ir ao supermercado e comprar comidas frescas e já prontas. Então, ao invés de comprar comida de “caixa”, eu compro na gondola de comidas feitas no dia, pelo próprio supermercado, tipo o que compramos aqui no Pão de Açúcar, por exemplo.

Levo ao microondas do hotel, esquento, depois no quarto bato no mixer com um pouco de água, separo nos potinhos e já coloco no congelador do frigobar do quarto. Vou retirando à medida que vou usando e descartando os potinhos de plástico.

Nesta viagem, era muito fácil esquentar a papinha no parque da Disney, pois há o baby center, com tudo equipado para nos atender. Mas, a bem da verdade, todos os lugares que viajamos sempre encontrei microondas para esquentar e, onde não havia microondas (muitos restaurantes dos países da Europa não tem), fazia a papinha engrossada e pedia para colocarem a água quente.

Agora, se você está indo para o navio da Disney, fique tranquila, pois eles mesmos fazem a papinha! Vou trazer aqui medidas e nomes de alguns legumes para te ajudar a fazer a “order” da sua “babyfood” (eles batem tudo no liquidificar, vem uma sopa, mas é bem gostosa):

 

Papinha de frango

½ chicken chest cooked with 1/3 of onion and 1 garlic.

Half sweet potato

½ celery

¼ eggplant

2 spoons of rice

Uncooked Lettuce just a bit

 

Papinha de Carne

½ beefcooked with 1/3 of onion and 1 garlic.

½ potato

1 asparagus

½ zucchini

1 spoon of sweet corn

Uncooked Watercress just a bit

 

Papinha de peixe

½ white fish filet cooked with 1/3 of onion and 1 garlic.

1 heart of artichoke

1/3 cucumber

The white part of 1 leek

2 spoons of black-eyed peas

Uncooked Green onion just a bit

 

Papinha de Salmão

½ salmon filetcooked with 1/3 of onion and 1 garlic.

3 cauliflowers

4 green beans

½ yam

½ tomato

Uncooked Arugula just a bit

 

Espero ajudar com estas dicas de papinhas para viagens e se você tiver qualquer dúvida, não hesite em me contatar!

 

Chef Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, professora e chef na Gabriela Junqueira Gastronomia.

Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi. Especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França. Pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC.Bartender pela New York Bartending School.

Facebook | Youtube | Site

Compartilhe