Notas sobre um luto | Mamis na Madrugada
1. Tenha uma família que reze por você até quando você não tem mais esperanças. Esperança, essa coisa singela e gigante que nos faz seguir  adiante com coragem.
2. Tenha amigas e amigos que cantem para você e com você nos momentos de dor. E que te dêem cerveja.
3. Tenha amigas e amigos que segurem sua mão, acalmem seu coração, te dêem abraços sem fim e carreguem sacolas para você, quando faltarem forças.
4. Tenha um time, de vôlei, basquete, futebol, qualquer um, que faça homenagens e silêncio em nome da sua dor.
5. Tenha ex alunos e alunas, que virem amigos e amigas, e que escrevam coisas lindas lembrando de quem você é e precisa continuar sendo, ainda que nunca mais seja a mesma.
6. Pertença a uma equipe que cuide de forma valiosíssima e que se faça presente de perto, de longe, respeitando seu tempo de voltar ao trabalho. Isso é amor e senso de coletividade.
7. Tenha pessoas espiritualizadas ao seu redor que, do interior de suas crenças, te ajudem a construir sentidos para o terror,  para o indizível.
8. Esteja perto de crianças e adolescentes, seus ou dos outros, que te lancem num futuro reparador e te dêem um senso de continuidade da beleza.
9. Trabalhe para que seus filhos e todas as crianças do mundo pertençam a espaços de cuidado, delicadeza e verdade. Lugares de vida.
10. Siga amando, sustentando os afetos e o amor, essa coisa piegas tão, tão essencial para a vida.
11. Busque viver com inteireza, porque a qualquer momento você poderá se sentir despedaçada e vai precisar se reconstruir a partir dos estilhaços.
Obrigada, meus amores.
Ana Beatriz Coutinho | Psicóloga, doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, psicanalista e mãe do Rodrigo e do Enrico Coutinho Lerner
Compartilhe