O quarto trimestre da gestação | Mamis na Madrugada

O quarto trimestre da gestação é o período de transição e adaptação pelo qual a mãe o o bebê passam após o nascimento.

quarto trimestre da gestação

The American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) enfatiza que um melhor atendimento à saúde física e mental das mulheres após o parto pode ajudar a reduzir a morbidade e mortalidade maternas.

“Além de ser um momento de alegria e entusiasmo, este ‘quarto trimestre da gestação’ pode apresentar desafios consideráveis para as mulheres. Incluindo noites sem dormir, fadiga, dores, dificuldades na amamentação, estresse, início ou exacerbação de transtornos mentais, diminuição da libido, alterações na vida sexual e incontinência urinária”.

Essa é a fala de Alison Stuebe, médico e professor associado de medicina materno-fetal da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e colegas, que escreveram no ACOG Committee Opinion, publicado online em 23 de abril de 2018.

Enquanto o bebê passa por diversas consultas com o pediatra durante esse período, já a mulher na maioria das vezes passa no máximo duas vezes com seu obstetra.

Pensando nisso, a fisioterapia nesse período é extremamente benéfica e recomendada. Ela vai auxiliar a mulher nesse processo de transição do corpo da gestação para o corpo pós parto, auxiliando ela recuperar a função abdomino-pélvica. Além disso, melhora a cicatrização seja de uma cesárea ou de uma laceração, e orientando ao retorno sexual no pós parto. Sabemos que o retorno sexual  pode ser muito desafiador para muitas mulheres no pós parto.

Atualmente a fisioterapia atua inclusive no intra parto e no pós parto imediato!

 

Suzanne Ginzberg| Fisioterapeuta pélvica-obstétrica e doula, Especialista pela UNIFESP

Cel.: (11) 99967-6306

Compartilhe