Puberdade Precoce: Como reduzir os riscos? | Mamis na Madrugada

É possível fazer algo para evitar que sua filha tenha puberdade precoce e menstruação antes da hora?

A maioria dos casos de puberdade precoce em meninas são de causa desconhecida.

Puberdade precoce

A herança genética tem um papel importante em muitos casos, mas fatores ambientais também interferem e alguns hábitos podem aumentar ou reduzir o risco de uma Puberdade Precoce.

E são nestes hábitos que podemos atuar.

Quer saber o que você pode fazer?

Veja as 7 dicas aqui embaixo que preparei para vocês e coloque em prática a partir de hoje.

  1. Leia os rótulos de todos os produtos que sua filha usa. Evite produtos que tenham substâncias que são desreguladores endócrinos como por exemplo: parabenos, benzofenona e ftalatos
  2. Cuidado com o excesso de peso. É comprovado que crianças acima do peso tem uma probabilidade maior de iniciar a puberdade mais cedo.
  3. Reduza o consumo de alimentos industrializados. Esses produtos contém conservantes que podem atuar como desreguladores endócrinos. Além disso, eles também são hipercalóricos e favorecem o ganho de peso
  4. Evite maquiagens na sua filha. Esses cosméticos possuem metais pesados e desreguladores endócrinos que podem fazer a puberdade despertar mais cedo.
  5. Evite esmaltes. Os motivos são os mesmos dos citados acima.
  6. Evite plásticos com Bisfenol A (BPA). Procure o termo “livre de bisfenol” ou “Bpa free” nos plásticos que usa. O Bisfenol A é um desregulador endócrino que também pode provocar puberdade precoce.
  7. Reduza o tempo de tela das crianças. Há estudos que apontam o uso excessivo de telas (como por exemplo televisão, celular, tablet e computador) como algo relacionado ao risco de aceleração do processo de puberdade.

 

Compartilhe este post com mães que precisam saber disso.

 

Dra Gabriela Azevedo | Endocrinopediatra
CRMMG 59542/ RQE 50806

Compartilhe